Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/36832
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSantos Neto, Orlando João dos-
dc.date.accessioned2025-12-15T10:33:32Z-
dc.date.available2025-12-09-
dc.date.available2025-12-15T10:33:32Z-
dc.date.issued2025-10-09-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/36832-
dc.description.abstractThis monograph addresses the theme “Games and Play in the Literacy Process: Enhancing Phonological Awareness Through Playful Activities.” The general objective is to investigate how playful activities (games and play) can contribute to the development of metaphonological skills in children during the literacy process, with the purpose of facilitating the learning of reading and writing. The specific objectives clarify this monograph through the following points: to contextualize literacy in its foundations, practices, and challenges; to understand the concepts related to phonological awareness (PA), its components, and its relevance to literacy; to analyze how play and games can serve as didactic foundations in the teaching-learning process; to reflect on how the curricular guidelines of the Base Nacional Comum Curricular (BNCC) address both phonological awareness and the use of games and play in teaching interventions; to discuss the study, planning, and mediation of playfulness as strategies aimed at promoting PA; and to suggest playful activities that stimulate auditory sensitivity in order to foster the development of phonological sub-skills. The methodology adopted is characterized as exploratory research with a qualitative approach, employing bibliographic research. The theoretical framework is based on the discussions of Puliezi and Di Agustini (2024), Soares (2020), Morais (2019), among others, who contributed didactic strategies supported by playfulness aimed at raising awareness and manipulating phonological elements. The study evidenced that the precursor skills for grapheme-phoneme correspondence are enhanced through playful activities, even though these are not the only means of consolidating this process.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Leonardo Oliveira (leooliveirarch@gmail.com) on 2025-12-12T18:36:09Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) OJSN12122025.pdf: 24668526 bytes, checksum: bee2580bfd902fe008904bfa5c3d0089 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2025-12-15T10:33:32Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) OJSN12122025.pdf: 24668526 bytes, checksum: bee2580bfd902fe008904bfa5c3d0089 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-12-15T10:33:32Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) OJSN12122025.pdf: 24668526 bytes, checksum: bee2580bfd902fe008904bfa5c3d0089 (MD5) Previous issue date: 2025-10-09en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectBrincadeiraspt_BR
dc.subjectConsciência fonológicapt_BR
dc.subjectJogospt_BR
dc.titleJogos e brincadeiras no processo de alfabetização: potencializando a consciência fonológica de forma lúdicapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Kunz, Marinês Andrea-
dc.description.resumoEsta monografia aborda a temática “Jogos e brincadeiras no processo de alfabetização: potencializando a consciência fonológica de forma lúdica”. O objetivo geral é investigar como as atividades lúdicas (jogos e brincadeiras) podem contribuir para o desenvolvimento das habilidades metafonológicas em crianças durante o processo de alfabetização, com o objetivo de facilitar a aprendizagem da leitura e da escrita. Os objetivos específicos elucidam esta monografia com os seguintes pontos: Contextualizar a alfabetização em seus fundamentos, práticas e desafios; Compreender os conceitos relacionados à consciência fonológica (CF), seus componentes e a relevância para a alfabetização; Analisar como as brincadeiras e jogos podem servir de alicerce didático no processo de ensino-aprendizagem; Refletir como as diretrizes curriculares da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) abordam tanto a consciência fonológica quanto a utilização de jogos e brincadeiras no processo de intervenção docente; Discutir o estudo, o planejamento e a mediação do lúdico como estratégias voltadas à promoção da CF. Sugerir atividades lúdicas que estimulem a sensibilidade auditiva, a fim de favorecer o desenvolvimento das sub-habilidades fonológicas. A metodologia adotada é caracterizada como uma pesquisa exploratória com abordagem qualitativa, que emprega a pesquisa bibliográfica. O referencial teórico fundamenta-se nas discussões de Puliezi e Di Agustini (2024), Soares (2020), Morais (2019), entre outros, que colaboraram com estratégias didáticas sustentadas na ludicidade direcionada à conscientização e à manipulação dos elementos fonológicos. O estudo evidenciou que as habilidades precursoras para a correspondência grafofonêmica são potencializadas por meio de atividades lúdicas, ainda que essas não sejam a única forma de consolidação desse processo.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
OJSN12122025.pdf24,09 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons