Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/36833| Tipo: | TCC |
| Título: | Uso social e profissional da matemática no cotidiano de comerciantes do bairro de mangabeira, em João Pessoa – PB: uma perspectiva etnomatemática |
| Autor(es): | Fernandes, Itala Ellen de Freitas |
| Primeiro Orientador: | Varella, Vinicius Martins |
| Resumo: | Nosso trabalho se refere ao uso da Matemática em espaços não acadêmicos, tendo como ênfase as práticas cotidianas do comércio. Neste sentido, tomamos como objetivo geral investigar a utilização da Matemática no contexto social e nas práticas profissionais de comerciantes do bairro de Mangabeira, em João Pessoa, na Paraíba. Em se tratando dos objetivos específicos, buscamos apontar o que dizem os comerciantes do bairro de Mangabeira sobre sua prática profissional; relacionar como os conteúdos matemáticos são utilizados por eles em sua prática profissional cotidiana; e identificar se os comerciantes possuem consciência de que usam conteúdos matemáticos em sua prática profissional. Por meio de uma pesquisa bibliográfica e de campo, com caráter exploratório, utilizamos a entrevista como instrumento de coleta de dados a partir de um grupo amostral com 10 comerciantes. Por sua vez, identificamos como principais interlocutores teóricos D’Ambrosio (2008), (2009) e (2011), Rosa e Orey (2005), Velho e Lara (2011), Lara (2013), Figueiredo (2017), Cezar Junior (2023) e Silva (2024). Tais autores, a partir de uma abordagem Etnomatemática, contrapõemse a uma concepção tradicional que reduz a Matemática a um conhecimento único e abstrato, desvinculado da realidade, ao passo que a consideram um saber plural, que emerge das experiências culturais e das resoluções de problemas desenvolvidas por diferentes comunidades ao longo de suas trajetórias históricas. Ao mesmo tempo, salienta-se que a abordagem Etnomatemática não visa o detrimento do conhecimento formal da Matemática acadêmica, mas a compreensão de como o saber matemático é produzido em diferentes contextos. O que, a nosso ver, possibilita fomentar reflexões oportunas sobre as influências culturais, socioeconômicas e educacionais que repercutem o processo de ensino-aprendizagem, bem como seu posterior uso no âmbito do trabalho. Como principais resultados, podemos enumerar: a maioria dos comerciantes apresentava baixa escolaridade e apontaram dificuldade com a disciplina de Matemática na época de escola; a abstração dos conteúdos e sua falta de contextualização foram relatados como os maiores complicadores no processo de ensino-aprendizagem; de forma unânime, todos reconheceram a importância da Matemática para as suas práticas profissionais, ainda que, de modo geral, não identificassem seu uso no dia a dia. |
| Abstract: | This study explores the use of Mathematics in non-academic settings, with a focus on everyday commercial practices. Its general objective is to investigate how Mathematics is applied within the social context and professional routines of merchants in the Mangabeira neighborhood of João Pessoa, Paraíba, Brazil. Regarding the specific objectives, we seek to point out what the merchants of the Mangabeira neighborhood say about their professional practice; relate how mathematical contents are used by them in their everyday professional activities; and identify whether these merchants are aware that they employ mathematical knowledge in their professional practice. Based on exploratory bibliographic and field research, data were collected through interviews with a sample of ten merchants. The theoretical framework draws primarily on the works of D’Ambrosio (2008, 2009, 2011), Rosa and Orey (2005), Velho and Lara (2011), Lara (2013), Figueiredo (2017), Cezar Junior (2023), and Silva (2024). From an Ethnomathematical perspective, these authors challenge the traditional view of Mathematics as a singular, abstract body of knowledge detached from reality, instead proposing a pluralistic understanding rooted in cultural experiences and problem-solving practices developed by diverse communities throughout history. Importantly, the Ethnomathematical approach does not seek to undermine formal academic Mathematics, but rather to understand how mathematical knowledge is produced in various contexts. This perspective fosters meaningful reflection on the cultural, socioeconomic, and educational influences that shape the teachinglearning process and its subsequent application in the workplace. Key findings include: most merchants had low levels of formal education and reported difficulties with Mathematics during their school years; abstraction and lack of contextualization were cited as major obstacles in the learning process; and unanimously, all participants acknowledged the importance of Mathematics in their professional practices, even though most did not consciously recognize its use in their daily routines. |
| Palavras-chave: | Etnomatemática Comerciantes Ensino - matemática |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
| Sigla da Instituição: | UFPB |
| Departamento: | Educação |
| Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
| URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
| URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/36833 |
| Data do documento: | 2-Out-2025 |
| Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| IEFF12122025.pdf | 886,38 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons
