Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/36835| Tipo: | TCC |
| Título: | “E se eu virar professora quando crescer?”: uma análise sobre a vontade de ser professora |
| Autor(es): | Mesquita, Izadora Oliveira Correia de |
| Primeiro Orientador: | Brunieri, Hermes Talles dos Santos |
| Resumo: | Esta monografia, cujo tema é “o papel da vontade na escolha da docência como profissão?”, teve como objetivo geral analisar qual o papel da vontade na escolha da profissão de professora, a partir de narrativas elaboradas por docentes atuantes na Educação Básica. Para isso, foram estabelecidos os seguintes objetivos específicos: apresentar historicamente a docência e sua profissionalização no Brasil; definir o que é vontade, a partir de uma perspectiva filosófica; identificar o papel da vontade na escolha da docência como profissão; relacionar a vontade com a escolha pela docência. Como aporte teórico, foram utilizados os seguintes autores: Bauer, Cassettari e Oliveira (2017), Casado (2024), Louzano et al. (2010), Pimenta (1999), Silva e Corrêa (2019), Stockmann (2018), e Vicentini e Lugli (2009) para tratar da profissão docente, de profissionalização, bem como do conceito de “vontade”, na perspectiva filosófica. Com relação à metodologia, empregaram-se autores como Chizzotti (2000); Santos, Fouraux e Oliveira (2020); Vilela, Borrego e Azevedo (2021) de forma a caracterizar esta pesquisa como qualitativa e narrativa. Os dados analisados foram coletados por meio de narrativas produzidas por mim e por professoras da Educação Básica. Os resultados demonstram que o papel da vontade na escolha da docência como profissão é mobilizar os sujeitos a buscarem os meios para trilharem a sua carreira profissional docente. Além disso, a partir da pesquisa, evidenciou-se que a capacidade de transformação através da Educação motiva as professoras a permanecerem na profissão, enfrentando os desafios impostos. Dessa forma, notou-se que, para algumas professoras, a vontade inicial se mantém, mas reconhecem que há uma distância entre a projeção sobre a docência e a realidade profissional. |
| Abstract: | This monograph, whose theme is “the role of will in choosing teaching as a profession,” has the general objective of analyzing the role of will in choosing the teaching profession. In addition, the following specific objectives were established: to present a historical overview of teaching and its professionalization in Brazil; to define what will is, from a philosophical perspective; to identify the role of will in choosing teaching as a profession; to relate will to the choice of teaching. The following authors were used as theoretical support: Bauer, Cassettari, and Oliveira (2017), Casado (2024), Louzano et al. (2010), Pimenta (1999), Silva and Corrêa (2019), Stockmann (2018), and Vicentini and Lugli (2009) were used as theoretical support to address the teaching profession, professionalization, and the concept of “will” from a philosophical perspective. With regard to methodology, authors such as Chizzotti (2000); Santos, Fouraux, and Oliveira (2020); Vilela, Borrego, and Azevedo (2021) were used to characterize this research as qualitative and narrative. The data analyzed were collected through narratives produced by myself and by teachers in Basic Education. The results show that the role of will in choosing teaching as a profession is to motivate individuals to seek the means to pursue their professional teaching career. Furthermore, the research showed that the capacity for transformation through education motivates teachers to remain in the profession, facing the challenges imposed on them. Thus, it was noted that, for some teachers, the initial desire remains, but they recognize that there is a gap between their expectations of teaching and the professional reality. |
| Palavras-chave: | Formação de professores Docência - profissão Identidade |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
| Sigla da Instituição: | UFPB |
| Departamento: | Educação |
| Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
| URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
| URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/36835 |
| Data do documento: | 2-Mai-2025 |
| Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| IOCM12122025.pdf | 3,23 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons
