Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/36836| Tipo: | TCC |
| Título: | Contribuições da contação de histórias no desenvolvimento da oralidade em crianças dos anos iniciais do ensino fundamental: reflexões sobre a percepção docente |
| Autor(es): | Silva, Ana Júlia da Nóbrega |
| Primeiro Orientador: | Bilro, Fabrini Katrine da SIlva |
| Resumo: | A presente monografia tem como objetivo geral analisar a percepção docente acerca das contribuições da contação de histórias no desenvolvimento da oralidade em crianças dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Para alcançar esse propósito, os objetivos específicos consistem em: compreender o olhar de duas docentes acerca da importância do trabalho com a oralidade com as crianças do Ensino Fundamental; analisar como são desenvolvidas as atividades de contação de história e de oralidade nas práticas docentes; e investigar de que forma as práticas docentes com a contação de histórias podem contribuir para o desenvolvimento da oralidade junto às crianças dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Com base em uma abordagem qualitativa e exploratória, realizou-se um estudo de campo com 2 (duas) professoras dos anos iniciais da rede pública de ensino de João Pessoa-PB, utilizando entrevistas semiestruturadas como instrumento de coleta de dados. Para a análise das informações foi utilizada a análise de conteúdo categorial (Bardin, 2011). A partir da fundamentação teórica baseada em autores como Bakhtin (1992), Schneuwly e Dolz (2004) e Vygotsky (2007), foram discutidos os conceitos de linguagem oral, suas práticas pedagógicas e os desafios enfrentados pelos docentes na promoção da escuta e da fala em sala de aula. Os resultados indicam que, embora as professoras reconheçam a importância da oralidade e da contação de histórias, ainda há entraves institucionais e estruturais que dificultam a implementação constante dessas práticas. Conclui-se que a contação de histórias é uma ferramenta pedagógica eficaz, porém ainda subvalorizada no contexto escolar, e que sua ampliação e articulação com o ensino da oralidade requer planejamento intencional, formação docente contínua e reorganização do tempo didático. A pesquisa reafirma a urgência de se valorizar a oralidade como direito da infância, promovendo uma educação mais humanizada, crítica e afetiva. |
| Abstract: | The general objective of this monograph is to analyze teachers' perceptions of the contributions of storytelling to the development of oral skills in elementary school children. To achieve this goal, the specific objectives are to: understand teachers' perspectives on the importance of working with oral skills in elementary school children; analyze how storytelling activities are developed in teaching practices; and investigate how teaching practices involving storytelling can contribute to the development of oral skills in elementary school children. Based on a qualitative and exploratory approach, a field study was conducted with two elementary school teachers from the public school system in João Pessoa, Paraíba, using semi-structured interviews as the data collection instrument. Categorical content analysis (Bardin, 2011) was used for data analysis. Based on a theoretical foundation based on authors such as Bakhtin (1992), Schneuwly and Dolz (2004), and Vygotsky (2007), the study discussed the concepts of oral language, its pedagogical practices, and the challenges teachers face in promoting listening and speaking in the classroom. The results indicate that, although teachers recognize the importance of orality and storytelling, institutional and structural barriers still hinder the consistent implementation of this practice. The conclusion is that storytelling is an effective pedagogical tool, yet still undervalued in schools. Its expansion requires intentional planning, ongoing teacher training, and reorganization of teaching time. The research reaffirms the urgent need to value orality as a childhood right, promoting a more humanized, critical, and affective education. |
| Palavras-chave: | Contação de histórias Oralidade Anos iniciais do ensino fundamental Percepção docente |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
| Sigla da Instituição: | UFPB |
| Departamento: | Educação |
| Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
| URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
| URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/36836 |
| Data do documento: | 1-Out-2025 |
| Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| AJNS12122025.pdf | 1,02 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons
