Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/36864
Tipo: TCC
Título: Educação e história local no município de Santa Rita-PB: contribuições para pensar a educação e o ensino de história no campo
Autor(es): Caramurú, Vinícius Nathanael da Silva
Primeiro Orientador: Silva, Severino Bezerra da
Resumo: O foco dessa pesquisa vai em fornecer subsídios didáticos-pedagógicos para o trabalho com história local no campo no município de Santa Rita-PB, através do uso de fontes históricas. Desse modo, o trabalho apresenta uma sistematização de fontes, escritas, documentais e iconográficas que configura-se em uma excelente contribuição a pesquisa no campo de ensino de história, mas também para a Educação Municipal. A pesquisa trata-se de uma coleta e sistematização documental, sendo utilizado fontes primárias e secundárias, escritas e iconográficas, que tratassem diretamente ou indiretamente do processo de formação histórica no município. Além disso, foi realizado levantamento de dados em repositórios institucionais da UFPB e UEPB, além de buscas em acervos públicos e privados do próprio município. Amparando-se em teóricos como Bittencourt (2008) e Barbosa e Melo( 2015) conseguimos registrar que o ensino de história local no referido município carece de produção de conhecimento e de um trabalho pedagógico que vise a formação de identidade a partir dos saberes e experiências locais.
Abstract: The focus of this research is to provide didactic-pedagogical support for working with local history in the rural area of Santa Rita-PB, through the use of historical sources.In this way, the work presents a systematization of sources, written, documentary, and iconographic, which constitutes an excellent contribution to research in the field of history teaching, but also for Municipal Education. The research consists of a collection and documentary systematization, using primary and secondary sources, written and iconographic, that dealt directly or indirectly with the process of historical formation in the municipality. Furthermore, data collection was conducted in institutional repositories of UFPB and UEPB, as well as searches in public and private collections of the municipality itself. Relying on theorists such as Bittencourt (2008) and Barbosa and Melo (2015), we were able to record that the teaching of local history in the mentioned municipality lacks knowledge production and a pedagogical work aimed at identity formation based on local knowledge and experiences.
Palavras-chave: Ensino de história
História local
Educação do campo
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/36864
Data do documento: 6-Out-2025
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
VNSC15122025.pdf1,87 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons