Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/36866| Tipo: | TCC |
| Título: | Experiência, identidade e estágio supervisionado: crianças do 5º ano do ensino fundamental não alfabetizadas |
| Autor(es): | Venâncio, Rafaella Marques |
| Primeiro Orientador: | Brunieri, Hermes Talles dos Santos |
| Resumo: | A alfabetização tem sido um grande desafio até os dias atuais, tais dificuldades são ainda mais maximizadas no contexto em que crianças não estão alfabetizadas no 5º ano do Ensino Fundamental, tornando, assim, o processo de apropriação da língua escrita ainda mais difícil. Nesse sentido, nesta monografia, discuto essa problemática à luz da experiência no estágio supervisionado obrigatório em uma turma de 5 º ano com crianças nos mais diversos níveis de alfabetização, focando, principalmente, naquelas não alfabetizadas. Objetivo analisar como as experiências ocorridas no Estágio Supervisionado Obrigatório com crianças não alfabetizadas do 5º do Anos Iniciais do Ensino Fundamental contribuíram para a construção da minha identidade profissional enquanto futura professora alfabetizadora e minha compreensão sobre o processo de alfabetização. Para alcançá-lo, desenvolvi uma investigação científica baseada na abordagem qualitativa, empregando a narrativa autobiográfica como abordagem metodológica, como forma de não só investigar tal temática, mas também refletir sobre seu impacto em minha formação docente. Além da alfabetização, tema central deste trabalho, trato da discussão sobre a formação docente, assim como da identidade docente. Além disso, ao refletir sobre a alfabetização fora da idade prevista, trago a discussão a recomposição da aprendizagem, sendo uma estratégia educacional voltada a auxiliar e recuperar os conhecimentos que foram perdidos ou não plenamente aprendidos no período previsto, ressaltando sua importância no ambiente escolar e evidenciado a urgência em pesquisa voltadas para essa política. Concluo que as crianças não alfabetizadas, principalmente no 5º ano do ensino fundamental, não devem ser apartadas do processo de ensino, por meio de propostas diferenciadas, mas incluídas, com atividades cuja temática seja a mesma dos demais estudantes e adaptadas a suas necessidades de aprendizagem, exigindo do professor análise, observação, intencionalidade, planejamento e afetividade em relação aos alunos. Considero, por fim, que essa investigação contribuiu para a minha formação como futura docente e professora alfabetizadora, pois entendi que ser professor não se restringe a aprendizagem de conteúdos, mas a uma articulação de conhecimentos que formam a identidade dos professores, me fazendo refletir sobre minha prática docente, de forma a compreender que ser professora e estar em constante aprendizado, articulando constantemente diferentes saberes a sua prática em sala de aula. |
| Abstract: | Literacy has been a major challenge up to the present day; such difficulties are further maximized in the context where children are not literate in the 5th year of Elementary School, thus making the process of written language acquisition even more difficult. In this sense, in this monograph, I discuss this problem in light of the experience in the mandatory supervised internship in a 5th-year class with children at the most diverse levels of literacy, focusing mainly on those who are not literate. My objective is to analyze how the experiences that occurred in the Mandatory Supervised Internship with non-literate 5th-year children of the Initial Years of Elementary School contributed to the construction of my professional identity as a future literacy teacher and my understanding of the literacy process. To achieve this, I developed a scientific investigation based on the qualitative approach, employing autobiographical narrative as a methodological approach, as a way to not only investigate this theme but also to reflect on its impact on my teacher training. In addition to literacy, the central theme of this work, I address the discussion about teacher training, as well as teaching identity. Furthermore, by reflecting on literacy outside the expected age, I bring up the discussion of learning recomposition, which is an educational strategy aimed at assisting and recovering knowledge that was lost or not fully learned in the foreseen period, highlighting its importance in the school environment and emphasizing the urgency for research focused on this policy. I conclude that non-literate children, especially in the 5th year of elementary school, should not be separated from the teaching process through differentiated proposals, but included, with activities whose theme is the same as the other students and adapted to their learning needs, demanding analysis, observation, intentionality, planning, and above all, affection with the student from the teacher. I consider, finally, that this investigation contributed to my training as a future teacher and literacy teacher, as I understood that being a teacher is not restricted to content learning, but rather, an articulation of knowledge that forms the identity of teachers, making me reflect on my practice as an intern, in order to understand that the teacher is in constant learning, articulating academic knowledge to their practice in the classroom. |
| Palavras-chave: | Alfabetização Formação docente Estágio supervisionado Recomposição da aprendizagem |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
| Sigla da Instituição: | UFPB |
| Departamento: | Educação |
| Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
| URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
| URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/36866 |
| Data do documento: | 2-Out-2025 |
| Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| RMV15122025.pdf | 2,52 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons
