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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/36867
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Anderson Brasil da-
dc.date.accessioned2025-12-16T10:24:12Z-
dc.date.available2025-12-15-
dc.date.available2025-12-16T10:24:12Z-
dc.date.issued2025-10-08-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/36867-
dc.description.abstractThe growing presence of students with intellectual disabilities in mainstream education faces a series of challenges that span across various areas, requiring schools to rethink pedagogical concepts, as well as train teachers who must be prepared to welcome all students without discrimination. From this perspective, considering the new conceptions regarding intellectual disability, Brazilian legislation, and the right to inclusion of these students, this study aims to discuss the role of mainstream education teachers in the educational journey of students with intellectual disabilities. To achieve this objective, field research was conducted based on a qualitative approach, using a questionnaire as a data collection tool administered to eight teachers from three municipal schools in João Pessoa, Paraíba. The investigation results revealed a certain level of insecurity among teachers due to the lack of specific training and material and human resources for the inclusion of students with intellectual disabilities. According to the research findings, challenges include a high number of students with intellectual disabilities per class, lack of support, the need for collaboration with other professionals and families, and the elimination of attitudinal barriers in schools. In light of these results, we indicate the need for further research focused on aspects involving the inclusion of students with intellectual disabilities, taking into account the inadequate training of teachers, the lack of resources and appropriate infrastructure, and prejudice or lack of knowledge about the specific needs of students with intellectual disabilities.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Leonardo Oliveira (leooliveirarch@gmail.com) on 2025-12-15T20:32:43Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) ABS15122025.pdf: 685765 bytes, checksum: 2fe1dcc28e15a533116c2e3af9bbb163 (MD5)en
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dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectDeficiência intelectualpt_BR
dc.subjectInclusão escolarpt_BR
dc.subjectEnsino regularpt_BR
dc.titleO processo de inclusão de estudantes com deficiência intelectual: vozes docentes da educação básicapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Farias, Adenize Queiroz de-
dc.description.resumoA presença cada vez maior de estudantes com deficiência intelectual no ensino regular encontra uma série de desafios que perpassam diversas áreas, exigindo que as escolas possam ressignificar concepções pedagógicas, assim como capacitar professores que devem está preparados para receber todos os alunos, sem discriminação. Nessa perspectiva, considerando as novas concepções acerca da deficiência intelectual, a legislação brasileira e o direito à inclusão destes estudantes, o presente estudo tem como objetivo discutir o papel do professor do ensino regular no percurso escolar de estudantes com deficiência intelectual. Para atingir esse objetivo, foi realizada uma pesquisa de campo baseada em uma abordagem qualitativa, utilizando como instrumento para a coleta de dados um questionário aplicado com oito professores em três escolas da rede municipal de João Pessoa-PB. Os resultados da investigação demonstraram certa insegurança dos professores diante da falta de formação específica e de recursos materiais e humanos para a inclusão de estudantes com deficiência intelectual. De acordo com os resultados da pesquisa, evidencia-se desafios que incluem número elevado de alunos com deficiência intelectual por turma, falta de suporte, necessidade de colaboração com outros profissionais e famílias, e eliminação de barreiras atitudinais na escola. Diante desses resultados, indicamos a necessidade de novas pesquisas voltadas aos aspectos que envolvem a inclusão de estudantes com deficiência intelectual, levando em conta a formação inadequada dos professores, a falta de recursos e infraestrutura apropriados e o preconceito ou a falta de conhecimento sobre as necessidades específicas dos alunos com deficiência intelectual.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

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