Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/36876| Tipo: | TCC |
| Título: | A construção do pensamento algébrico nos anos iniciais através da resolução de problemas no contexto escolar campesino |
| Autor(es): | Medeiros, Cristiane Danielle Fernandes da Costa |
| Primeiro Orientador: | Farias, Severina Andréa Dantas de |
| Resumo: | Este trabalho analisa os desafios e propõe alternativas para o ensino da Matemática nos anos iniciais com foco no desenvolvimento do pensamento algébrico através da resolução de problemas, especialmente no contexto campesino. Parte-se da constatação de que a Álgebra é uma das áreas em que os estudantes apresentam maior dificuldade, evidenciada em avaliações nacionais. Entre os fatores que contribuem para esse cenário estão a falta de motivação decorrente da incompreensão dos conceitos, o desinteresse por metodologias pouco significativas e a predominância de práticas tradicionais que priorizam a memorização sem que haja a compreensão dos conteúdos. Diante disso, a pesquisa defende que o pensamento algébrico vai além da memorização, devendo começar nos anos iniciais, a partir da identificação de padrões e relações, superando o ensino mecânico e favorecendo um aprendizado dinâmico, contextualizado e significativo. O estudo fundamenta-se em autores como Usiskin (1995), Meira (2006), Van de Walle (2009), Kieran (2007), Kaput (1999), entre outros, bem como em documentos oficiais, como os Parâmetros Curriculares Nacionais (Brasil, 1998), a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Brasil, 1996) e a Base Nacional Comum Curricular (Brasil, 2017), que ressaltam a importância da Álgebra para a formação do raciocínio lógico e matemático. A pesquisa de abordagem qualitativa, descritiva e exploratória, baseou-se em revisão bibliográfica e na elaboração de uma proposta didática de atividades para o 2º ano do Ensino Fundamental, visando promover o pensamento crítico e a autonomia dos estudantes. As atividades foram estruturadas considerando a realidade campesina, a cultura local e os saberes escolares e cotidianos para possibilitar aprendizagens significativas e a superação das dificuldades diagnosticadas. Os resultados indicaram que, ao vivenciar atividades concretas, os alunos conseguiram compreender a noção de múltiplos no Sistema Numérico Decimal e da operação de adição ao utilizar as sequências repetitivas e recursivas, e na assimilação e generalização de padrões discutidos. Conclui-se que a prática docente, por meio de atividades motivadoras fortalece o ensino da Álgebra nos anos iniciais, e possibilita uma educação inclusiva, crítica e transformadora que reconheça as especificidades socioculturais dos estudantes do campo. |
| Abstract: | This paper analyzes the challenges and proposes alternatives for teaching mathematics in the early years, focusing on developing algebraic thinking through problem-solving, especially in rural areas. It begins with the observation that algebra is one of the areas in which students experience the greatest difficulty, as evidenced by national assessments. Contributing factors include a lack of motivation resulting from a lack of understanding of concepts, a lack of interest in less meaningful methodologies, and the prevalence of traditional practices that prioritize memorization over content comprehension. Therefore, the research argues that algebraic thinking goes beyond memorization and should begin in the early years, with the identification of patterns and relationships, overcoming rote teaching and fostering dynamic, contextualized, and meaningful learning. The study is based on authors such as Usiskin (1995), Meira (2006), Van de Walle (2009), Kieran (2007), Kaput (1999), among others, as well as official documents, such as the National Curricular Parameters (Brazil, 1998), the Law of Guidelines and Bases of National Education (Brazil, 1996) and the Common National Curricular Base (Brazil, 2017), which emphasize the importance of algebra for the development of logical and mathematical reasoning. The research, with a qualitative, descriptive, and exploratory approach, was based on a bibliographic review and the development of a didactic proposal of activities for the 2nd year of elementary school, aiming to promote critical thinking and student autonomy. The activities were structured considering the rural reality, local culture, and school and everyday knowledge to enable meaningful learning and overcoming the diagnosed difficulties. The results indicated that, through practical activities, students were able to understand the concept of multiples in the Decimal Number System and the operation of addition by using repetitive and recursive sequences, as well as by assimilating and generalizing the patterns discussed. The conclusion is that teaching practices, through motivating activities, strengthen algebra instruction in the early grades and enable an inclusive, critical, and transformative education that recognizes the sociocultural specificities of rural students. |
| Palavras-chave: | Aprendizagem Matemática - dificuldade de aprendizagem Pensamento algébrico Educação do campo |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
| Sigla da Instituição: | UFPB |
| Departamento: | Educação do Campo |
| Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
| URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
| URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/36876 |
| Data do documento: | 8-Out-2025 |
| Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia do Campo |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| CDFCM16122025.pdf | 1,65 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons
