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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/36879
Tipo: TCC
Título: Gestão das escolas do Campo: o que dizem os estudos dos repositórios acadêmicos e sujeitos de uma escola localizada no campo?
Autor(es): Silva, Lays Alves da
Primeiro Orientador: Lima, Francisca Alexandre de
Resumo: Este trabalho analisa que tipo de gestão vem sendo desenvolvida nas escolas do campo, considerando-se os resultados das produções acadêmicas no curso de Pedagogia com área de aprofundamento na Educação do Campo, dispostos no repositório da UFPB, e no repositório de Teses e Dissertações da CAPES, dos últimos cinco anos. Complementa-se com um estudo de caso a partir de relatos de uma gestora, professora e um estudante de uma escola localizada no campo do município de Conde-PB. Para compreensão de gestão escolar e gestão nas escolas do campo, fundamenta-se em autores como Arroyo, Caldart e Lück cuja discussão teórica ressalta a importância de uma gestão democrática e participativa como estratégia para promover uma educação contextualizada, que considere as realidades socioculturais e econômicas da comunidade. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa qualitativa que combina técnica e instrumentos de construção de dados como análise documental e formulários aplicados aos sujeitos da escola. Os resultados da pesquisa revelaram que, durante o período analisado, observa-se uma escassez de estudos específicos sobre a gestão das escolas do campo, em teses e doutorados, o que evidencia uma lacuna a ser explorada pela pesquisa educacional, nos dois repositórios, campo do estudo, apontando uma lacuna na literatura acadêmica da UFPB e outras instituições públicas de ensino superior. Por outro lado, os resultados construídos a partir dos relatos dos sujeitos evidenciaram práticas de gestão democrática em construção, ainda que apresente dificuldades estruturais, sobrecarga de funções e falta de formação específica para gestores, contribuindo para a construção da temática gestão das escolas do campo no curso de Pedagogia com área de aprofundamento em educação do campo. Nesse sentido, conclui-se que a gestão escolar no campo demanda políticas efetivas, formação continuada e valorização das culturas locais, de modo a garantir escola que atenda aos princípios da educação do campo.
Abstract: This study analyzes the type of management being developed in rural schools, considering the results of academic works produced in the Pedagogy course with a focus on Rural Education, available in the UFPB repository and in the CAPES Theses and Dissertations repository over the last five years. It is complemented by a case study based on the narratives of a principal, a teacher, and a student from a school located in the rural area of the municipality of Conde-PB. To understand school management and management in rural schools, the study is based on authors such as Arroyo, Caldart, and Lück, whose theoretical discussion highlights the importance of democratic and participatory management as a strategy to promote a contextualized education that considers the sociocultural and economic realities of the community. Methodologically, this is a qualitative research that combines techniques and data collection instruments such as document analysis and questionnaires applied to school participants. The research results revealed that during the analyzed period, there is a scarcity of specific studies on the management of rural schools, highlighting a gap to be explored by educational research in both repositories examined, the field of the study, pointing to a gap in the academic literature at UFPB and other public higher education institutions. On the other hand, the results built from the participants’ narratives revealed democratic management practices under development, despite structural difficulties, work overload, and lack of specific training for school managers, contributing to the development of the theme of rural school management within the Pedagogy course with a focus on Rural Education. In this sense, it is concluded that school management in rural areas requires effective policies, continuing education, and the appreciation of local cultures, in order to ensure a school that meets the principles of rural education.
Palavras-chave: Gestão escolar
Educação do campo
Repositório acadêmico
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação do Campo
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/36879
Data do documento: 1-Out-2025
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia do Campo

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