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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/36883
Tipo: TCC
Título: A contribuição do gênero textual cordel no processo de ensino aprendizagem na escola do campo
Autor(es): Cavalcante, Miriam Dayse Cabral
Primeiro Orientador: Afonso, Maria Aparecida Valentim
Resumo: Este Trabalho de Conclusão de Curso teve como objetivo apresentar o relato das experiências vivenciadas com o gênero textual folheto de cordel realizadas com alunos do sexto ano do Ensino Fundamental em uma escola do campo, no município de Sapé/PB, de modo a contribuir com o desenvolvimento da leitura e da compreensão de textos. Os objetivos específicos consistiram em: contribuir para o fortalecimento da identidade cultural utilizando a Literatura de Cordel em sala de aula aproximando os estudantes desse gênero textual; discutir a história e as características do gênero folheto de Cordel; promover a confecção da capa de um Cordel aproximando os alunos da técnica da xilogravura; ler contos da literatura de cordel, assimilando sentidos, linguagens e contextos. Em relação a metodologia, esse trabalho foi elaborado a partir de uma abordagem qualitativa, utilizando-se da pesquisa de campo e participativa. Como instrumentos de coleta de dados foram utilizadas a observação, a participação em uma palestra proferida pela gestora da escola trazendo informações sobre os desafios enfrentados pela instituição, pelos docentes e discentes. Além disso, foi feito o planejamento de uma sequência didática considerando o objetivo de realizar uma oficina com o gênero folheto de cordel. Constatou-se inicialmente que os estudantes do 6º ano apresentavam dificuldades na leitura e na escrita, e uma das prováveis causas seriam os processos de ensino-aprendizagem ineficientes realizados durante a pandemia do Covid-19. Diante disso, foi proposta uma sequência didática com a leitura do gênero textual cordel trazendo contos que fossem parte da realidade do campo. Concluiu-se que, é necessário que a escola e os professores estejam comprometidos com uma prática contextualizada, pois ler requer compreensão de sentidos e, por vezes ressignificação. Portanto, o texto a ser lido deve ser significativo e promover a articulação com a realidade do discente. As mediações devem ser planejadas por meio de atividades lúdicas, utilizando para isso, as variadas linguagens que estimulem a participação e favoreçam a aprendizagem.
Abstract: This final project aimed to present the experiences of sixth-grade elementary school students with the “Cordel” textual genre at a rural school in the municipality of Sapé, Paraíba, Brazil, to contribute to the development of readind and comprehension skills. The specific objectives were: to contribute to the strengthening of cultural identity by using Cordel Literature in the classroom by introducing students to this textual genre; to discuss the history and characteristics of the Cordel booklet genre; to promote the creation of a Cordel cover by introducing students to the woodcut technique; and to read short stories from Cordel Literature, assimilating meanings, languages, and contexts. Regarding methodology, this work was developed from a qualitative approach, utilizing field and participatory research. Data collection tools included observation and participation in a lecture given by the school administrator, which provided information on the challenges faced by the institution, teachers, and students. Furthermore, a teaching sequence was planned, considering the objective of holding a workshop using the cordel pamphlet genre. It was initially found that sixth-grade students had difficulties with reading and writing, and one of the likely causes was the inefficient teaching-learning processes implemented during the COVID-19 pandemic. Therefore, a teaching sequence was proposed involving reading the cordel textual genre, featuring short stories that were part of the rural reality. It was concluded that school and teachers must be committed to contextualized practive, as reading requires understanding meanings and, at times, reframing. Therefore, the text to be read must be meaningful and promote connection with the student’s reality. Mediations should be planned through playful activities, using a variety of languages that encourage participation and foster learning.
Palavras-chave: Educação do campo
Leitura
Literatura de cordel
Recomposição da aprendizagem
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação do Campo
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/36883
Data do documento: 9-Out-2025
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia do Campo

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