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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/36887
Tipo: TCC
Título: Problematização por meio de jogos: uma estratégia para abordar o ensino de matemática em uma classe multisseriada
Autor(es): Carvalho, Juliana Souza de
Primeiro Orientador: Angelo, Cristiane Borges
Resumo: Esta pesquisa objetivou investigar as potencialidades e limitações de uma proposta de atividades envolvendo a problematização por meio de jogos como estratégia para o ensino de matemática, em uma classe multisseriada, de uma escola do campo. Para tal, teve como objetivos específicos: elaborar, desenvolver e avaliar uma proposta de atividades de problematização por meio de jogos. Para alcançar os objetivos, realizou-se uma pesquisa qualitativa, quanto à abordagem; exploratória, quanto aos objetivos; e do tipo intervençãopedagógica, quanto aos procedimentos técnicos. A pesquisa foi realizada em uma escola do campo, localizada na zona rural do município de Alhandra, estado da Paraíba. Os participantes da pesquisa foram a professora e treze alunos de uma classe multisseriada (4º/5º anos), dos anos iniciais do Ensino Fundamental. As etapas da pesquisa foram organizadas em quatro momentos: observação em sala de aula e entrevista com a docente; elaboração da proposta de intervenção; desenvolvimento da proposta na sala de aula; e análise dos dados coletados. Para a coleta de dados, utilizou-se como instrumentos: a observação e entrevista com a docente, o diário de campo e os registros das atividades realizadas pelos alunos. Todas as etapas da pesquisa ocorreram ao longo de cinco meses, iniciando em dezembro de 2023 e finalizando em maio de 2024, especificamente no período referente ao calendário acadêmico 2023.2, da Universidade Federal da Paraíba. A intervenção pedagógica ocorreu nos meses de março e abril de 2024 no componente curricular Estágio Supervisionado III, no ensino de Matemática. Observou-se que nos momentos dos jogos houve o engajamento e motivação dos alunos, principalmente nos jogos coletivos. Identificou-se nas atividades escritas, ligadas à resolução de problemas, lacunas no aprendizado dos alunos, evidenciadas pela falta de domínio em leitura, escrita e interpretação de texto. Percebeu-se que não há diferenças significativas no conhecimento entre os estudantes da classe multisseriada, pois todos apresentaram níveis de compreensão semelhantes, bem como dificuldades semelhantes. Conclui-se que a utilização da problematização com jogos tem como potencial mobilizar a turma coletivamente, de forma a favorecer a colaboração, permitindo que os alunos aprendam juntos.
Abstract: This research aimed to investigate the potentialities and limitations of a proposal for activities involving problem-solving through games as a strategy for teaching mathematics in a multigrade classroom in a rural school. To this end, the specific objectives were: to design, develop and evaluate a proposal for problem-solving activities through games. To achieve these objectives, a qualitative research was conducted regarding the approach; exploratory regarding the objectives; and intervention-pedagogical type regarding the technical procedures. The research was conducted in a rural school located in the rural area of the municipality of Alhandra, state of Paraíba. The participants in the research were the teacher and thirteen students from a multi-grade class (4th/5th grades) in the initial years of Elementary School. The research stages were organized into four moments: classroom observation and interview with the teacher; preparation of the intervention proposal; development of the proposal in the classroom; and analysis of the collected data. The following instruments were used for data collection: observation and interview with the teacher, a field diary, and records of the activities carried out by the students. All stages of the research took place over a period of five months, starting in December 2023 and ending in May 2024, specifically during the 2023.2 academic calendar of the Federal University of Paraíba. The pedagogical intervention took place in March and April 2024 in the Supervised Internship III curricular component, in Mathematics teaching. It was observed that during the games, there was engagement and motivation among the students, especially in collective games. In the written activities, linked to problem solving, gaps in the students' learning were identified, evidenced by the lack of mastery in reading, writing, and text interpretation. It was noticed that there are no significant differences in knowledge among the students in the multi-grade class, as they all presented similar levels of understanding, as well as similar difficulties. It is concluded that the use of problem-solving games has the potential to mobilize the class collectively, in order to favor collaboration, allowing students to learn together.
Palavras-chave: Jogos
Resolução de problemas
Classes multisseriadas
Escola do Campo
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação do Campo
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/36887
Data do documento: 5-Nov-2024
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia do Campo

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