Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3690
metadata.dc.type: TCC
Title: O afeto na sala de aula: a relação professor-aluno na educação infanti
metadata.dc.creator: Oliveira, Rosinalva Venancio
metadata.dc.contributor.advisor1: Moura, Giovanna Barroca de
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho apresenta o papel da afetividade na Educação Infantil, onde atualmente pesquisas sobre o assunto, tem evidenciado que a dimensão afetiva na sala de aula deve ser reconhecida como parte essencial ao processo de aquisição do conhecimento, justamente pelo fato da afetividade está relacionada a diferentes perspectivas e manifestações, envolvendo as emoções e os sentimentos. Assim, tomamos como base a teoria de Henri Wallon, na qual a dimensão afetiva é central na construção da pessoa e do conhecimento, deste modo, este trabalho tem como objetivo geral revisar na literatura a relação afetiva entre aluno-professor na educação infantil verificando se a mesma pode contribuir para o desenvolvimento cognitivo da criança. O caminho perfilhado para a realização do mesmo consistiu em uma revisão bibliográfica, na qual foi feita uma busca literária nas principais bases de dados que indexam períodicos acerca da temática. Através dos escritos analisados, foi possível perceber a suma importância de o educador ter a consciência de incorporar juntamente com suas práticas as relações afetivas, tendo em vista que através do diálogo, do carinho, o respeito e do abraço, está sendo promovido o desenvolvimento cognitivo da criança, já que o afeto é um elemento constitutivo para todo ser humano; destarte este trabalho possui grande relevância, uma vez que pode contagiar e inquietar os educadores da educação infantil, sobretudo, a perceber a afetividade como um elemento precioso para uma melhor interação educativa entre educador-educando.
Abstract: This paper presents the affectivity role in Early Childhood Education, where he currently researches on the subject, has established that the affective dimension in the classroom should be recognized as essential part to the knowledge acquisition, precisely because the affectivity process is related to different perspectives and manifestations, involving the feelings and emotions. Thus, we take as a basis the theory of Henri Wallon, in which the affective dimension is central to the construction of the person and the knowledge thus, this study aims to describe the literature review in the affective relationship between student and teacher on the early childhood education checking if it may contribute to the cognitive development of children. The espoused path for the accomplishment of it consisted of a bibliographic review, in which a search was conducted in major databases that periodicals index on the subject under examination. Through the writings analyzed, it was possible to realize the paramount importance of the educator to be aware incorporate their practices with affective relations, considering that through dialogue, the affection, respect and embrace, is being promoted cognitive development child, since affection is a constitutive element in every human being. Thus, this paper has great relevance since it can infect and disquiet the educators of Early Childhood Education, especially to realize affectivity as a precious element for better interaction between educator and learner.
Keywords: Afetividade - sala de aula
Educação infantil
Educador
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Educação
metadata.dc.rights: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3690
Issue Date: 14-Feb-2014
Appears in Collections:TCC - Pedagogia - Virtual

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RVO09042014.pdf407,43 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.