Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/36908Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Santos, Lorraine da Silva | - |
| dc.creator | Lima, Brena Silva de | - |
| dc.date.accessioned | 2025-12-18T14:10:46Z | - |
| dc.date.available | 2025-10-16 | - |
| dc.date.available | 2025-12-18T14:10:46Z | - |
| dc.date.issued | 2024-05-13 | - |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/36908 | - |
| dc.description.abstract | No abstract | pt_BR |
| dc.description.provenance | Submitted by Maria Costa (mariaestela@cchsa.ufpb.br) on 2025-12-18T14:10:46Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) LorainnedaSilvaLima_Monogr..pdf: 1351899 bytes, checksum: 63a8293813f95b9b7745d83393fa9b40 (MD5) | en |
| dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2025-12-18T14:10:46Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) LorainnedaSilvaLima_Monogr..pdf: 1351899 bytes, checksum: 63a8293813f95b9b7745d83393fa9b40 (MD5) Previous issue date: 2024-05-13 | en |
| dc.description.sponsorship | Nenhuma | pt_BR |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
| dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
| dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
| dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
| dc.subject | Estágio Supervisionado | pt_BR |
| dc.subject | Educação Infantil | pt_BR |
| dc.subject | Escola do Campo | pt_BR |
| dc.title | A educação infantil na escola do campo: Experiências formativas e vivências do estágio supervisionado | pt_BR |
| dc.type | TCC | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Silva, Silvânia Lúcia de Araújo | - |
| dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1070339122367156 | pt_BR |
| dc.contributor.advisor-co1 | Montenegro, Fabrícia Sousa | - |
| dc.contributor.advisor-co1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6503525021778140 | pt_BR |
| dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/9095310603166371 | pt_BR |
| dc.description.resumo | Este estudo tem por objetivo geral de analisar as experiências e vivências formativas através do projeto realizado na disciplina de Estágio Supervisionado III com área de aprofundam ento na Educação Infantil numa Escola do Campo; como específicos, destacamos: refletir sobre a Educação Infantil na Escola do Campo; e compreender a importância do Estágio Supervisionado para o processo de formação do docente. Caracteriza-se como uma pesquisa qualitativa em educação realizada em uma turma de Educação Infantil numa Escola Campesina no município de Bananeiras, estado da Paraíba. O campo da pesquisa atende crianças da Educação Infantil e do Ensino Fundamental Anos Iniciais, por isso, utilizamo -nos da pesquisa qualitativa, com levantamento bibliográfico do campo conceitual da Educação Infantil e do Estágio Supervisionado, além disso, por se tratar das vivências do Estágio Supervisionado, utilizamo-nos do Relato de Experiência. O instrumento utilizado para a pesquisa girou em torno das observações realizadas durante o Estágio Supervisionado III, componente curricular obrigatório do Curso de Licenciatura em Pedagogia do CCHSA, Campus III da UFPB, uma vez que é nessa fase que podemos relacionar a teoria com a prática, possibilitando que nós, discentes de licenciatura, entre em contato com a realidade escolar e nossa futura prática docente. Nos resultados e discussões, expomos as nossas práticas interventivas de Estágio, quando foi possível refletir e discutir as fases da observação, planejamento e intervenções didáticas com o intuito de contribuir na alimentação das crianças do Maternal. Dito isto, ficou claro que a vivência no campo de Estágio nos forneceu muito subsídios em torno da prática docente, proporcionando-nos um novo olhar acerca do ambiente escolar e da sala de aula com crianças pequenas, cujo espaço permitiu às estagiárias a descoberta da própria identidade como professor e a busca por aprendizados significativos que nos conduzam a uma educação de qualidade na Escola do Campo. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Educação | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | TCC - Pedagogia - CCHSA | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| LorainnedaSilvaLima_Monogr..pdf | 1,32 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons
