Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/36908| Tipo: | TCC |
| Título: | A educação infantil na escola do campo: Experiências formativas e vivências do estágio supervisionado |
| Autor(es): | Santos, Lorraine da Silva Lima, Brena Silva de |
| Primeiro Orientador: | Silva, Silvânia Lúcia de Araújo |
| Primeiro Coorientador: | Montenegro, Fabrícia Sousa |
| Resumo: | Este estudo tem por objetivo geral de analisar as experiências e vivências formativas através do projeto realizado na disciplina de Estágio Supervisionado III com área de aprofundam ento na Educação Infantil numa Escola do Campo; como específicos, destacamos: refletir sobre a Educação Infantil na Escola do Campo; e compreender a importância do Estágio Supervisionado para o processo de formação do docente. Caracteriza-se como uma pesquisa qualitativa em educação realizada em uma turma de Educação Infantil numa Escola Campesina no município de Bananeiras, estado da Paraíba. O campo da pesquisa atende crianças da Educação Infantil e do Ensino Fundamental Anos Iniciais, por isso, utilizamo -nos da pesquisa qualitativa, com levantamento bibliográfico do campo conceitual da Educação Infantil e do Estágio Supervisionado, além disso, por se tratar das vivências do Estágio Supervisionado, utilizamo-nos do Relato de Experiência. O instrumento utilizado para a pesquisa girou em torno das observações realizadas durante o Estágio Supervisionado III, componente curricular obrigatório do Curso de Licenciatura em Pedagogia do CCHSA, Campus III da UFPB, uma vez que é nessa fase que podemos relacionar a teoria com a prática, possibilitando que nós, discentes de licenciatura, entre em contato com a realidade escolar e nossa futura prática docente. Nos resultados e discussões, expomos as nossas práticas interventivas de Estágio, quando foi possível refletir e discutir as fases da observação, planejamento e intervenções didáticas com o intuito de contribuir na alimentação das crianças do Maternal. Dito isto, ficou claro que a vivência no campo de Estágio nos forneceu muito subsídios em torno da prática docente, proporcionando-nos um novo olhar acerca do ambiente escolar e da sala de aula com crianças pequenas, cujo espaço permitiu às estagiárias a descoberta da própria identidade como professor e a busca por aprendizados significativos que nos conduzam a uma educação de qualidade na Escola do Campo. |
| Abstract: | No abstract |
| Palavras-chave: | Estágio Supervisionado Educação Infantil Escola do Campo |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
| Sigla da Instituição: | UFPB |
| Departamento: | Educação |
| Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
| URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
| URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/36908 |
| Data do documento: | 13-Mai-2024 |
| Aparece nas coleções: | TCC - Pedagogia - CCHSA |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| LorainnedaSilvaLima_Monogr..pdf | 1,32 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons
