Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/36908
Tipo: TCC
Título: A educação infantil na escola do campo: Experiências formativas e vivências do estágio supervisionado
Autor(es): Santos, Lorraine da Silva
Lima, Brena Silva de
Primeiro Orientador: Silva, Silvânia Lúcia de Araújo
Primeiro Coorientador: Montenegro, Fabrícia Sousa
Resumo: Este estudo tem por objetivo geral de analisar as experiências e vivências formativas através do projeto realizado na disciplina de Estágio Supervisionado III com área de aprofundam ento na Educação Infantil numa Escola do Campo; como específicos, destacamos: refletir sobre a Educação Infantil na Escola do Campo; e compreender a importância do Estágio Supervisionado para o processo de formação do docente. Caracteriza-se como uma pesquisa qualitativa em educação realizada em uma turma de Educação Infantil numa Escola Campesina no município de Bananeiras, estado da Paraíba. O campo da pesquisa atende crianças da Educação Infantil e do Ensino Fundamental Anos Iniciais, por isso, utilizamo -nos da pesquisa qualitativa, com levantamento bibliográfico do campo conceitual da Educação Infantil e do Estágio Supervisionado, além disso, por se tratar das vivências do Estágio Supervisionado, utilizamo-nos do Relato de Experiência. O instrumento utilizado para a pesquisa girou em torno das observações realizadas durante o Estágio Supervisionado III, componente curricular obrigatório do Curso de Licenciatura em Pedagogia do CCHSA, Campus III da UFPB, uma vez que é nessa fase que podemos relacionar a teoria com a prática, possibilitando que nós, discentes de licenciatura, entre em contato com a realidade escolar e nossa futura prática docente. Nos resultados e discussões, expomos as nossas práticas interventivas de Estágio, quando foi possível refletir e discutir as fases da observação, planejamento e intervenções didáticas com o intuito de contribuir na alimentação das crianças do Maternal. Dito isto, ficou claro que a vivência no campo de Estágio nos forneceu muito subsídios em torno da prática docente, proporcionando-nos um novo olhar acerca do ambiente escolar e da sala de aula com crianças pequenas, cujo espaço permitiu às estagiárias a descoberta da própria identidade como professor e a busca por aprendizados significativos que nos conduzam a uma educação de qualidade na Escola do Campo.
Abstract: No abstract
Palavras-chave: Estágio Supervisionado
Educação Infantil
Escola do Campo
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/36908
Data do documento: 13-Mai-2024
Aparece nas coleções:TCC - Pedagogia - CCHSA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LorainnedaSilvaLima_Monogr..pdf1,32 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons