Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/36961
Tipo: TCC
Título: Conformação dos estudos de usuários nos currículos dos cursos de graduação em Biblioteconomia no Brasil: perspectivas tradicional, alternativa e sociocultural
Autor(es): Figueiredo, Karinne Lima Araújo
Primeiro Orientador: Costa, Luciana Ferreira da
Resumo: Os Estudos de usuários, ao investigar as necessidades e o comportamento de busca e uso da informação dos usuários, bem como a evolução deste comportamento em compasso com as mudanças da sociedade, ao longo do tempo, constitui, em termos de componente curricular, uma disciplina de fundamental importância na formação em Biblioteconomia, visto se tratar de uma área eminentemente social. A pesquisa em relato analisa como se configura a disciplina Estudos de usuários nos currículos dos cursos de graduação em Biblioteconomia no Brasil. Para tanto, analisa os conteúdos registrados nos planos de ensino, os autores e o tipo de obras mais incidentes, bem como as referências básicas e complementares indicadas. A pesquisa se configura como bibliográfica, descritiva e documental, sob abordagem metodológica quantitativa e qualitativa. Evidencia que dos 33 cursos identificados, 27 cursos detém a disciplina em seus currículos. A análise dos planos de ensino, centrada em 16 planos, evidencia que há diversidade na nomenclatura da disciplina, indicando certa dispersão na designação, mas os conteúdos circundam temas como usuário da informação/sujeito informacional, necessidades, busca e uso de informação, satisfação. Constata que alguns conteúdos ainda se apresentam de forma tímida nos planos de ensino, a exemplo das temáticas usabilidade e satisfação dos usuários. Ainda como resultados, identifica que os autores brasileiros são os mais incidentes nos planos de ensino, acompanhando as referências básicas e complementares indicadas de artigos e livros como fontes mais proeminentes. Conclui que a disciplina Estudos de usuários incide na maioria dos currículos dos cursos de graduação em Biblioteconomia no Brasil, o que demonstra a consolidação e a evolução dos Estudos de usuários, bem como as contribuições para a Biblioteconomia, a Ciência da Informação e áreas afins, por investigar o comportamento em informação dos mais diversos tipos de usuários, marcados pela evolução social e tecnológica, portanto, a disciplina contribui para uma formação qualificada, inovadora e promotora da autonomia dos usuários.
Abstract: By investigating users' needs and information-seeking and use behavior, as well as the evolution of this behavior in line with changes in society over time, User Studies is a fundamentally important subject in Library Science training, since it is an eminently social area. This research report analyzes how the subject of user studies is configured in the curricula of undergraduate library science courses in Brazil. To this end, it analyzes the contents recorded in the teaching plans, the most common authors and types of works, as well as the basic and complementary references indicated. The research is bibliographical, descriptive and documental, with a quantitative and qualitative methodological approach. It shows that of the 33 courses identified, 27 have the subject in their curricula. The analysis of the teaching plans, centered on 16 plans, shows that there is diversity in the nomenclature of the subject, indicating a certain dispersion in the designation, but the content surrounds themes such as information user/informational subject, needs, search and use of information, satisfaction. It found that some of the content still appears timidly in the teaching plans, such as the topics of usability and user satisfaction. The results also show that Brazilian authors are the most common in the syllabuses, along with basic and complementary references from articles and books as the most prominent sources. This demonstrates the consolidation and evolution of User Studies, as well as its contributions to Librarianship, Information Science and related areas, by investigating the information behavior of the most diverse types of users, marked by social and technological evolution; therefore, the subject contributes to qualified, innovative training that promotes user autonomy.
Palavras-chave: Estudos de usuários
Biblioteconomia
Currículo do curso de graduação em Biblioteconomia
Planos de ensino
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Ciência da Informação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/36961
Data do documento: 21-Out-2024
Aparece nas coleções:TCC - Biotecnologia
CCSA - TCC - Biblioteconomia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
KLAF04122025.pdf14,75 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons