Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/36962| Tipo: | Tese |
| Título: | Das memórias de Kaná e de Mitsuko aos fluxos de nipoescrevivências: (re)configurações do cânone na literatura brasileira de autoria feminina |
| Autor(es): | Pinto, Francisca Lailsa Ribeiro |
| Primeiro Orientador: | Freitas, Sávio Roberto Fonsêca de |
| Primeiro Coorientador: | Afonso, Joy Nascimento |
| Resumo: | Esta pesquisa realizou uma análise da relação entre memória e espaço a partir das narrativas nipo-brasileiras de autoria feminina. Os dois romances que compõem o corpus são: Sob dois horizontes (1988), de Mitsuko Kawai e Kaná: da terra do sol nascente para a terra dos frutos de ouro (2019), de Kazuco Akamine. Objetivou-se analisar como o deslocamento das protagonistas Mitsuko e Kaná ativam as lembranças para elaboração de suas histórias. Nesse sentido, as obras recontam a história da imigração japonesa e okinawana para o Brasil, a convivência de japoneses e okinawanos com outras culturas e a negociação no espaço público, que sugere subjetividades construídas por meio de inter-relações. Desse modo, a escrita de mulheres amarelas pode levar ao questionamento dos valores considerados universais do cânone devido ao que se espera de uma escrita literária no modelo canônico. Para os estudos de crítica literária feminista, interessa principalmente os aspectos estéticos das obras das autoras – além de contribuir para a historiografia da literatura brasileira. Ao analisarmos a memória dos espaços nas narrativas propostas, sustentamos a hipótese de que as escritoras resgatam suas histórias através da literatura. A pesquisa de estudo qualitativo, em uma perspectiva crítica e analítica, tem, como suporte teórico, as reflexões sobre espaço de Massey (2015), Almeida (2015) e Dalcastagnè (2012); as teorias contemporâneas sobre memória com Candau (2021), Bernd (2018), Martins (2021) e Ricoeur (2007), além da revisão do cânone segundo Figueiredo (2020), Faedrich (2022), Reis (1992) e Schmidt (2017), entre outras leituras que auxiliam na discussão. Assim, nos romances, constatou-se que, diante dos deslocamentos do contemporâneo, as personagens Mitsuko e Kaná protagonizam outras formas de narrar a história da imigração japonesa e okinawana para o Brasil ao mesmo tempo que questionam sobre os espaços da memória em que participam. O projeto literário das escritoras nipobrasileiras revela uma produção poética, coletiva e política no sentido de revisitar e reconstruir a memória e suas identidades. |
| Abstract: | This thesis analyzed the relationship between memory and space based on Japanese-Brazilian
narratives from the perspective of female authorship. Two novels composed our corpus: Sob
dois horizontes (1988), by Mitsuko Kawai, and Kaná: da terra do sol nascente para a terra dos
frutos de ouro (2019), by Kazuco Akamine. This study analyzes how the displacement of the
protagonists Mitsuko and Kaná activates memories for the elaboration of their stories. In this
sense, both literary works retell the history of Japanese and Okinawan immigration to Brazil,
the coexistence of Japanese and Okinawans with other cultures, and the negotiation in the public
space, which suggests subjectivities constructed through interrelations. For that reason, the
writing produced by Japanese-Brazilian female authors might lead to the questioning of the
values considered universal in the canon due to what is expected of literary writing in the
canonical model. For the studies of feminist literary criticism, the aesthetic value of the authors'
works is of interest besides contributing to the historiography of Brazilian literature. When
analyzing the memory of spaces in the selected narratives, the research states the hypothesis
that female writers rescue their stories through literature. From a critical and analytical
perspective, this qualitative study research has as theoretical support the reflections on space
by Massey (2015), Almeida (2015), and Dalcastagnè (2012); contemporary theories on memory
written by Candau (2021), Bernd (2018), Martins (2021) and Ricoeur (2007), in addition to the
review of the canon according to Figueiredo (2020), Faedrich (2022), Reis (1992) and Schmidt
(2017), among other works that guided our discussion. As a result, the findings show that in the
face of contemporary shifts, the novel characters Mitsuko and Kaná play different roles in
narrating the history of Japanese and Okinawan immigration to Brazil while also questioning
the spaces of memory in which they are part of. The literary project of Japanese-Brazilian
female writers reveals a poetic, collective, and political production in the sense of revisiting and
reconstructing memory and its identities. RESUMEN. Esta tesis doctoral pretende analizar la relación entre memoria y espacio a partir de narrativas japonesas-brasileñas escritas por mujeres. Las dos novelas que conforman el corpus son: Sob dois horizontes (1988), de Mitsuko Kawai, y Kaná: da terra do sol nascente para a terra dos frutos de ouro (2019), de Kazuco Akamine. El objetivo fue analizar cómo el desplazamiento de las protagonistas Mitsuko y Kaná activa memorias para la elaboración de sus historias. En este sentido, las obras relatan la historia de la inmigración japonesa y okinawense a Brasil, la coexistencia de japoneses y okinawenses con otras culturas y la negociación en el espacio público, lo que sugiere subjetividades construidas a través de interrelaciones. Así, la escritura de mujeres japonesas-brasileñas puede llevar al cuestionamiento de los valores considerados universales en el canon debido a lo que se espera de la escritura literaria en el modelo canónico. Para los estudios de crítica literaria feminista, el valor estético de las obras de las autoras es de interés, además de contribuir a la historiografía de la literatura brasileña. Al analizar la memoria de los espacios en las narrativas propuestas, sustentamos la hipótesis de que las escritoras rescatan sus historias a través de la literatura. Esta investigación de carácter cualitativo, desde una perspectiva crítica y analítica, tiene como soporte teórico las reflexiones sobre el espacio de Massey (2015), Almeida (2015) y Dalcastagnè (2012); teorías contemporáneas sobre la memoria de Candau (2021), Bernd (2018), Martins (2021) y Ricoeur (2007), además de la revisión del canon según Figueiredo (2020), Faedrich (2022), Reis (1992) y Schmidt (2017), entre otras lecturas que ayudan en la discusión. Los resultados indican que, en las novelas, frente a los cambios contemporáneos, los personajes femeninos Mitsuko y Kaná desempeñan diferentes papeles en la narración de la historia de la inmigración japonesa y okinawense a Brasil, a la vez que cuestionan los espacios de memoria en los que participan. El proyecto literario de las escritoras japonesas-brasileñas revela una producción poética, colectiva y política en el sentido de revisar y reconstruir la memoria y sus identidades. |
| Palavras-chave: | Literatura nipo-brasileira Memória Espaço Cânone brasileiro Japanese-brazilian literature Memory Space Brazilian canon Literatura japonesa-brasileña Espacio Canon brasileño |
| CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
| Sigla da Instituição: | UFPB |
| Departamento: | Letras |
| Programa: | Programa de Pós-Graduação em Letras |
| Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
| URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
| URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/36962 |
| Data do documento: | 28-Jul-2025 |
| Aparece nas coleções: | Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Programa de Pós-Graduação em Letras |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| FranciscaLailsaRibeiroPinto_Tese.pdf | 1,56 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons
