Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/36969
Tipo: TCC
Título: Sobre a cegueira de quem só vê a bola: uma análise dos conceitos Sportswashing e do National Branding à luz do Programa Visit Rwanda
Autor(es): Farinassi, Cesar Augusto
Primeiro Orientador: Minillo, Xaman Korai Pinheiro
Resumo: Esta pesquisa analisou o programa Visit Rwanda à luz dos conceitos de nation branding e sportswashing. O objetivo foi verificar se a iniciativa corresponde a uma estratégia legítima de promoção internacional ou a um mecanismo de ocultação de problemas políticos e sociais de Ruanda. A análise revelou que o Visit Rwanda não atende aos critérios de nation branding, mas alinha-se ao sportswashing: sua narrativa internacional contradiz a realidade doméstica de repressão e violações de direitos humanos, e sua intencionalidade é notadamente política e autocrática. À luz da teoria da extroversão, identificou-se que o programa é parte de uma estratégia de mobilização de recursos externos para consolidar legitimidade interna. Conclui-se que o Visit Rwanda é um caso paradigmático de sportswashing, evidenciando os limites do uso do esporte como ferramenta simbólica sem transformações políticas efetivas.
Abstract: This research analyzed the Visit Rwanda program through the lens of the concepts of nation branding and sportswashing. The objective was to determine whether the initiative constitutes a legitimate international promotion strategy or a mechanism to conceal political and social problems in Rwanda. The analysis revealed that Visit Rwanda does not meet the criteria of nation branding but aligns with sportswashing: its international narrative contradicts the domestic reality of repression and human rights violations, and its intentionality is notably political and autocratic. Considering the theory of extraversion, it was identified that the program is part of a strategy to mobilize external resources to consolidate internal legitimacy. It is concluded that Visit Rwanda is a paradigmatic case of sportswashing, highlighting the limits of using sport as a symbolic tool without effective political transformations.
Palavras-chave: Nation Branding
Sportswashing
Ruanda
Extroversão
CNPq: CNPQ::OUTROS::RELACOES INTERNACIONAIS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Relações Internacionais
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/36969
Data do documento: 1-Out-2025
Aparece nas coleções:CCSA - TCC - Relações Internacionais

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CAF03122025.pdf1,66 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons