Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/36990
Tipo: TCC
Título: Fé cristã e o estímulo à leitura: um estudo de caso Igreja Presbiteriana do Brasil (IPB)
Autor(es): Brito, Carlos de Franca
Primeiro Orientador: Amorim, Clezio Gontijo
Resumo: Este trabalho analisa a influência da fé cristã sobre os hábitos de leitura entre praticantes da Igreja Presbiteriana do Brasil (IPB), investigando o engajamento religioso como principal variável mediadora. A pesquisa adota uma abordagem mista, quantitativa e qualitativa, configurando-se como um estudo de caso de caráter exploratório, descritivo e explicativo. A metodologia incluiu a aplicação de 302 questionários a membros da IPB na região Nordeste e a realização de oito entrevistas com participantes de diferentes níveis de engajamento. A análise considerou variáveis como frequência em cultos, práticas devocionais, participação em grupos de estudo, idade, escolaridade e renda, além de empregar técnicas como análise fatorial, testes de Qui-quadrado e ANCOVA. Os resultados demonstraram que a religiosidade pessoal, expressa em disciplinas individuais como oração e estudo bíblico, correlaciona-se fortemente com o hábito de leitura, mas foi o engajamento comunitário o fator decisivo para explicar o volume e a intensidade da prática leitora. Evidenciou-se que a fé cristã, isoladamente, não exerce efeito estatisticamente significativo sobre as horas de leitura; em contrapartida, o engajamento na igreja se revelou como a variável central, mediando a relação entre fé e leitura. A pesquisa também constatou que o hábito de leitura é sustentado por motivações de aprofundamento teológico e responsabilidades ministeriais, como ensino e pregação, que transformam a leitura em uma prática essencial para o crescimento espiritual e comunitário. Conclui-se, portanto, que a leitura não é apenas um reflexo da fé, mas um componente ativo do engajamento, capaz de fortalecer a devoção pessoal, ampliar perspectivas de fé e consolidar a identidade comunitária no contexto reformado.
Abstract: This study analyzes the influence of Christian faith on reading habits among members of the Presbyterian Church of Brazil (IPB), investigating religious engagement as the main mediating variable. The research adopts a mixed quantitative and qualitative approach, configuring itself as an exploratory, descriptive, and explanatory case study. The methodology included administering 302 questionnaires to IPB members in the Northeast region and conducting eight interviews with participants with different levels of engagement. The analysis considered variables such as worship attendance, devotional practices, participation in study groups, age, education, and income, in addition to employing techniques such as factor analysis, chi-square tests, and ANCOVA. The results demonstrated that personal religiosity, expressed in individual disciplines such as prayer and Bible study, strongly correlates with reading habits, but community engagement was the decisive factor in explaining the volume and intensity of reading practice. It was evident that Christian faith alone does not have a statistically significant effect on reading hours; In contrast, church engagement proved to be the central variable, mediating the relationship between faith and reading. The research also found that the reading habit is sustained by motivations for theological deepening and ministerial responsibilities, such as teaching and preaching, which transform reading into an essential practice for spiritual and community growth. Therefore, it can be concluded that reading is not merely a reflection of faith, but an active component of engagement, capable of strengthening personal devotion, broadening faith perspectives, and consolidating community identity in the reformed context.
Palavras-chave: Biblioteconomia
Hábito de Leitura
Fé Cristã
Engajamento religioso
Igreja Presbiteriana do Brasil
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Ciência da Informação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/36990
Data do documento: 7-Out-2025
Aparece nas coleções:CCSA - TCC - Biblioteconomia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CFB27112025.pdf1,84 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons