Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/36995
Tipo: Tese
Título: Tenho mais almas que uma: o percurso ficcional de Ricardo Reis, da heteronímia pessoana às telas de cinema
Autor(es): Sousa, Lívia Cavalcante Gayoso de
Primeiro Orientador: Magalhães, Luiz Antonio Mousinho
Resumo: A presente investigação objetiva discutir, a partir da observação da categoria personagem, a trajetória ficcional de Ricardo Reis, engendrada por três autores portugueses: Fernando Pessoa, autor originário, que concebeu o heterônimo na primeira década do século XX, José Saramago, que o transubstanciou em protagonista do romance O ano da morte de Ricardo Reis (1984), e João Botelho, realizador da adaptação fílmica homônima (2020). Quanto ao primeiro movimento – heteronímia/romance –, os estudiosos já haviam publicado diversas investigações, como se observa em trabalhos saídos ainda na década de 80, como o de Luís Rebelo (1985) e de Teresa Cristina Cerdeira (1989), bem como em publicações contemporâneas como as de Carlos Reis (2017; 2018a; 2028c) e Sara Grünhagen (2021; 2022; 2024). Busca-se, nesta pesquisa, investigar os reflexos desse percurso, considerando também a segunda, e mais recente, transmutação de Ricardo Reis, da linguagem literária para a cinematográfica, bem como as representações simbólicas inerentes à mudança de linguagens. Como ponto de partida para desenvolvimento da investigação, consideramos o seguinte problema de pesquisa: como analisar, a partir da categoria personagem, os sentidos produzidos no percurso de Ricardo Reis, desde a heteronímia, passando pela adaptação romanesca, até a adaptação fílmica? Para isso, apoia-se analiticamente em conceitos como personagem (Candido, 2011; Gomes, 2011; Brait, 2014; 2017; Reis, 2001; 2017; 2018), hipertextualidade (Genette, 2010), adaptação (Stam, 1992; 2003; 2006; 2008; Hutcheon, 2013; Azerêdo, 2012; 2013; 2019; 2022), intermidialidade (Rajewsky, 2012), dialogismo (Bakhtin, 1997a; 1997b; 2002; 2019; Barros, 1997), dentre outros. Ricardo Reis, um dos três principais heterônimos pessoanos, foi eleito por José Saramago para ter a sua biografia, descrita em detalhes por Pessoa, continuada. O autor, então, valeu-se dos elementos constantes em cartas e demais escritos do poeta fingidor, para construir um personagem de ficção baseado em outro ser ficcional, que é uma das definições possíveis para a figura do heterônimo. Saindo, portanto, da condição de poeta inventado para a de um personagem romanesco, temos um primeiro deslocamento desse personagem. Com a adaptação cinematográfica da obra O ano da morte de Ricardo Reis, percebe-se um segundo deslocamento, ainda mais produtivo, em termos analíticos, uma vez que as estratégias utilizadas para a adaptação podem instrumentalizar a produção e, sobretudo, a ampliação de sentidos da obra de arte. Espera-se, desse modo, contribuir para a verticalização do estudo da categoria personagem, por meio da análise do percurso ficcional de Ricardo Reis no âmbito de diferentes meios semióticos, levando em consideração, ainda, a atualidade temática da película, que fomenta o caráter plurissignificativo da adaptação fílmica. Por fim, pretende-se que a tese constitua uma contribuição crítica tanto para a área de estudos em literatura, com a discussão de obras de autores abalizados como Fernando Pessoa e José Saramago, quanto para a sua atualização em outras mídias, sobretudo o cinema, através da abordagem da obra de João Botelho.
Abstract: This study aims to examine, through the lens of the character category, Ricardo Reis´s fictional trajectory, as conceived by three Portuguese authors: Fernando Pessoa, the original creator, who devised the heteronym in the 20th century´s first decade; José Saramago, who transubstantiated him into a protagonist novel, in The Year of the Death of Ricardo Reis (1984); and João Botelho, the homonymous film adaptation´s (2020) director. Regarding the first movement — heteronymy/novel —, scholars had already produced a number of studies, as seen in works dating back to the 1980s, such as those by Luís Rebelo (1985) and Teresa Cristina Cerdeira (1989), as well as in more recent publications by authors like Carlos Reis (2017; 2018a; 2028c) and Sara Grünhagen (2021; 2022; 2024). The present research seeks to investigate the implications of this trajectory, also considering the second and more recent Ricardo Reis´s transmutation — from literary language to film language — as well as the symbolic representations inherent in the transition between media. As a starting point, the investigation is guided by the following research question: how can one analyze, through character´s category, the meanings produced throughout Ricardo Reis’s trajectory, from heteronymy, through novelistic adaptation, to filmic adaptation? To this end, the analysis draws on concepts such as character (Candido, 2011; Gomes, 2011; Brait, 2014; 2017; Reis, 2001; 2017; 2018), hypertextuality (Genette, 2010), adaptation (Stam, 1992; 2003; 2006; 2008; Hutcheon, 2013; Azerêdo, 2012; 2013; 2019; 2022), intermediality (Rajewsky, 2012), dialogism (Bakhtin, 1997a; 1997b; 2002; 2019; Barros, 1997), among others. Ricardo Reis, one of Pessoa’s three main heteronyms, was chosen by José Saramago to have his biography, outlined in detail by Pessoa, continued. Saramago thus drew upon elements found in letters and other Pessoa´s writings to construct a fictional character based on another fictional being, which is one possible definition of a heteronym. In this way, Ricardo Reis is displaced from the condition of an invented poet to that of a novelistic character, marking the first shift in his fictional trajectory. With The Year of the Death of Ricardo Reis as a film adaptation, a second, even more analytically productive shift can be observed, since the strategies used in the adaptation process can serve to construct and, above all, to expand the meanings of the original work of art. This research aspires to contribute to a deeper understanding of the character category by tracing Ricardo Reis’s fictional trajectory across diverse semiotic domains, while also engaging with the thematic contemporaneity of Botelho’s film, which enhances film adaptation´s polysemic nature. It is hoped, therefore, that this research will offer a critical contribution both to the field of literary studies, particularly through engagement with the works of such distinguished authors as Fernando Pessoa and José Saramago, and to the broader discussion of literary adaptations into other media, with a specific focus on cinema through the analysis of João Botelho’s work.
Palavras-chave: Ricardo Reis
Percurso ficcional
Personagem
Adaptação fílmica
Fictional trajectory
Character
Film adaptation
Trayectoria ficcional
Personaje
Adaptación cinematográfica
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Letras
Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/36995
Data do documento: 20-Jun-2025
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Programa de Pós-Graduação em Letras



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons