Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/37
Tipo: TCC
Título: Matemática financeira: Ultrapassando o muro da escola e adentrando no mercado de trabalho.
Autor(es): Araújo, Michael William Lacerda.
Resumo: A presente monografia apresenta a experiência desenvolvida na disciplina de Estágio Supervisionado IV, no curso de Licenciatura em Matemática a distância. Nessa experiência propusemo-nos a realizar uma intervenção pedagógica em uma sala de aula, no 1º ano do Ensino Médio, na disciplina de Matemática. Trabalhamos os conteúdos de matemática financeira, no intuito de preparar os alunos para o mercado de trabalho, inserindo instrumentos tecnológicos, numa perspectiva construtivista. Desta forma, foi priorizado conteúdos que propiciasse ao aluno um fazer matemático, por meio de um processo investigativo, em sua realidade cotidiana, auxiliando-os na apropriação dos novos conhecimentos. Com o auxilio do desenvolvimento tecnológico, por meio do uso de planilhas eletrônicas, transcendeu-se os paradigmas ultrapassados, utilizou-se o pensamento criativo como uma dimensão fundamental da cognição humana construtivista. Utilizou-se como aportes teórico-metodológicos para fundamentar a intervenção as orientações Curriculares para o Ensino Médio (OCEM). Como resultados percebemos que os alunos manifestaram maior interesse pela disciplina e conseguiram contextualizar os conteúdos matemáticos com situações vivenciadas em seu dia a dia de trabalho.
Abstract: This presents search show the experience developed in the discipline of supervised stage IV in the course in Mathematics from a distance. In this experiment we decided to conduct an educational intervention in a classroom, at 1 year of high school, in Mathematics. We work the contents of financial mathematics, in interest to prepare students for the market area, entering technological tools in a constructivist perspective. This has prioritized content to allow the student to a mathematician, through an investigative process in their daily reality, helping them in the appropriation of new knowledge. With the help of technological development through the use of software excel, we has exceeded the obsolete paradigms, we used creative thinking as a fundamental dimension of human cognition constructivism. Was used as a theoretical-methodological intervention to support the curriculum guidelines for secondary education. As a result we find that students expressed greater interest in the discipline and were able to contextualize the content mathematical with situations experienced in their work of day to day.
Palavras-chave: Ensino e aprendizagem da matemática
Matemática financeira
Educação financeira
Instrumentos tecnológicos
Teaching and learning mathematics
Financial math
Financial education
Technological instruments
Departamento: Matemática
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/37
Data do documento: 14-Ago-2012
Aparece nas coleções:TCC - Matemática (EAD coleção)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MWLA14082012.pdf264,73 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.