Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/37000
Tipo: TCC
Título: Lendo e vivendo : a biblioterapia e o desabrochar de si no envelhecer
Autor(es): Figueiras, Angela Maria
Primeiro Orientador: Pinheiro, Edna Gomes
Resumo: O artigo explora a biblioterapia como uma prática terapêutica que utiliza a leitura como ferramenta de autoconhecimento e ressignificação da experiência de envelhecer. A leitura torna-se, assim, um caminho para o desabrochar interior, promovendo bem-estar, autonomia e sentido de vida na maturidade. Traz a seguinte questão norteadora: Como a biblioterapia pode contribuir para o processo de autoconhecimento e ressignificação da velhice, promovendo o desabrochar de si no envelhecer? Define o seguinte objetivo Geral: Analisar o papel da biblioterapia como ferramenta de promoção do envelhecimento ativo e humanizado, destacando seus efeitos no desabrochar da subjetividade em pessoas idosas, a partir da experiência da própria pesquisadora. Aponta os seguintes objetivos específicos: a) compreender os fundamentos teóricos da biblioterapia e sua aplicação no contexto do envelhecimento; b) constatar como a leitura pode favorecer o autoconhecimento, a expressão emocional e o fortalecimento da identidade na velhice; c) Investigar como a biblioterapia pode contribuir para a construção de vínculos sociais e o sentimento de pertencimento entre pessoas idosas. A fundamentação Teórica se apoia nas ideias dos autores: Pinheiro; Autran, Brito e Paiva (2019); Fraiman (1995), Del Priore (2025); Josso (2003); Beauvoir (1970), Neri (2001) e Debert (1999), dentre outro. A metodologia está direcionada: pesquisa qualitativa, descritiva, Autoetnografica Narrativa com enfoque Biblioterapêutico pautado em livros sobre a temática em destaque. Conclui, que o valor da leitura como função terapêutica na velhice está na crença dada a Biblioterapia como leitura terapêutica que se revela na construção da autonomia da pessoa idosa, para reconhecer a alteridade, desenvolver o auto-respeito pelo outro, e na responsabilidade sobre si mesmo e nas próprias decisões.
Abstract: The article explores bibliotherapy as a therapeutic practice that uses reading as a tool for self-knowledge and the re-signification of the aging experience. Reading thus becomes a path to inner bl,ssoming, promoting well-being, autonomy, and a sense of purpose in later life. It raises the following guiding question: How can bibliotherapy contribute to the process of self-knowledge and re- signification of aging, fostering the blossoming of the self in old age? Defines the following general objective:To analyze the role of bibliotherapy as a tool for promoting active and humanized aging, highlighting its effects on the blossoming of subjectivity in elderly individuals, based on the researcher‘s own lived experience; c) To investigate how bibliotherapy can contribute to the development of social bonds and a sense of belonging among elderly individuals. The theoretical framework is based on the ideas of authors such as Pinheiro; Pinheiro; Autran, Brito e Paiva (2019); Fraiman (1995), Del Priore (2025); Josso (2003); Beauvoir (1970), Neri (2001) e Debert (1999), among others. The methodology is oriented toward qualitative, descriptive, and narrative autoethnographic research with a bibliotherapeutic focus, based on books addressing the highlighted theme. It concludes that the therapeutic value of reading in old age lies in the belief in bibliotherapy as a healing form of reading, which manifests in the construction of autonomy in older adults—enabling them to recognize otherness, cultivate self-respect through the respect for others, and take responsibility for themselves and their own decisions.
Palavras-chave: Biblioterapia
Envelhecimento
Autoconhecimento
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Ciência da Informação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/37000
Data do documento: 23-Set-2025
Aparece nas coleções:CCSA - TCC - Biblioteconomia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AMF27112025.pdf1,16 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons