Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/37000| Tipo: | TCC |
| Título: | Lendo e vivendo : a biblioterapia e o desabrochar de si no envelhecer |
| Autor(es): | Figueiras, Angela Maria |
| Primeiro Orientador: | Pinheiro, Edna Gomes |
| Resumo: | O artigo explora a biblioterapia como uma prática terapêutica que utiliza a leitura como ferramenta de autoconhecimento e ressignificação da experiência de envelhecer. A leitura torna-se, assim, um caminho para o desabrochar interior, promovendo bem-estar, autonomia e sentido de vida na maturidade. Traz a seguinte questão norteadora: Como a biblioterapia pode contribuir para o processo de autoconhecimento e ressignificação da velhice, promovendo o desabrochar de si no envelhecer? Define o seguinte objetivo Geral: Analisar o papel da biblioterapia como ferramenta de promoção do envelhecimento ativo e humanizado, destacando seus efeitos no desabrochar da subjetividade em pessoas idosas, a partir da experiência da própria pesquisadora. Aponta os seguintes objetivos específicos: a) compreender os fundamentos teóricos da biblioterapia e sua aplicação no contexto do envelhecimento; b) constatar como a leitura pode favorecer o autoconhecimento, a expressão emocional e o fortalecimento da identidade na velhice; c) Investigar como a biblioterapia pode contribuir para a construção de vínculos sociais e o sentimento de pertencimento entre pessoas idosas. A fundamentação Teórica se apoia nas ideias dos autores: Pinheiro; Autran, Brito e Paiva (2019); Fraiman (1995), Del Priore (2025); Josso (2003); Beauvoir (1970), Neri (2001) e Debert (1999), dentre outro. A metodologia está direcionada: pesquisa qualitativa, descritiva, Autoetnografica Narrativa com enfoque Biblioterapêutico pautado em livros sobre a temática em destaque. Conclui, que o valor da leitura como função terapêutica na velhice está na crença dada a Biblioterapia como leitura terapêutica que se revela na construção da autonomia da pessoa idosa, para reconhecer a alteridade, desenvolver o auto-respeito pelo outro, e na responsabilidade sobre si mesmo e nas próprias decisões. |
| Abstract: | The article explores bibliotherapy as a therapeutic practice that uses reading as a tool for self-knowledge and the re-signification of the aging experience. Reading thus becomes a path to inner bl,ssoming, promoting well-being, autonomy, and a sense of purpose in later life. It raises the following guiding question: How can bibliotherapy contribute to the process of self-knowledge and re- signification of aging, fostering the blossoming of the self in old age? Defines the following general objective:To analyze the role of bibliotherapy as a tool for promoting active and humanized aging, highlighting its effects on the blossoming of subjectivity in elderly individuals, based on the researcher‘s own lived experience; c) To investigate how bibliotherapy can contribute to the development of social bonds and a sense of belonging among elderly individuals. The theoretical framework is based on the ideas of authors such as Pinheiro; Pinheiro; Autran, Brito e Paiva (2019); Fraiman (1995), Del Priore (2025); Josso (2003); Beauvoir (1970), Neri (2001) e Debert (1999), among others. The methodology is oriented toward qualitative, descriptive, and narrative autoethnographic research with a bibliotherapeutic focus, based on books addressing the highlighted theme. It concludes that the therapeutic value of reading in old age lies in the belief in bibliotherapy as a healing form of reading, which manifests in the construction of autonomy in older adults—enabling them to recognize otherness, cultivate self-respect through the respect for others, and take responsibility for themselves and their own decisions. |
| Palavras-chave: | Biblioterapia Envelhecimento Autoconhecimento |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIA |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
| Sigla da Instituição: | UFPB |
| Departamento: | Ciência da Informação |
| Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
| URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
| URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/37000 |
| Data do documento: | 23-Set-2025 |
| Aparece nas coleções: | CCSA - TCC - Biblioteconomia |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| AMF27112025.pdf | 1,16 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons
