Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/37018
Tipo: TCC
Título: Necessidades e comportamento informacional de discentes do curso de Biblioteconomia da Universidade Federal da Paraíba em período pandêmico
Autor(es): Oliveira, Hadrielly Conceição de
Primeiro Orientador: Silva, Alzira Karla Araújo da
Resumo: As necessidades informacionais e seus variados modos de busca e uso de informação caracterizam o comportamento informacional de determinados sujeitos. A pandemia da Covid-19 pode ter causado mudanças nesse comportamento, tornando-o ainda mais complexo. Assim, o estudo objetiva investigar as necessidades e o comportamento informacional dos discentes do curso de Biblioteconomia da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), no período da pandemia da Covid-19. Para tanto, traça o perfil dos discentes, analisa suas necessidades de informação, reconhece facilitadores e barreiras do processo e identifica as fontes e canais de informações utilizados. A pesquisa se caracteriza como descritiva, com uma abordagem qualiquantitativa e uso da análise de conteúdo. A coleta de dados se deu através de um questionário estruturado, aplicado in loco, por meio de amostragem aleatória, para discentes do 1o ao 10o período do curso de Biblioteconomia do Campus I da UFPB que estiveram matriculados e cursaram disciplinas em período pandêmico e de ensino remoto/híbrido (semestres 2020.1, 2020.2 e 2021.1). Os resultados apresentados em gráficos e quadros, com inferências sobre os objetivos a serem alcançados, demonstram que: O perfil dos discentes de Biblioteconomia que cursaram disciplinas em período pandêmico foi, em sua maioria, de mulheres com faixa etária entre 21 e 30 anos que estavam do 1o ao 3o semestre do curso. Os canais de informação mais consultados pelos discentes foram telejornais e redes sociais, com o objetivo de estarem bem informados e acompanharem as notícias sobre a Covid-19, além de conhecerem as formas de prevenção e contágio do vírus e da doença. Os assuntos mais pesquisados foram sobre número de casos/morte, sintomas e formas de contágio. Para tanto, confiavam em informações obtidas em sites de autoridades da saúde e telejornais e buscavam essas informações por meio de smartphone/celular e por palavra-chave. Enfatizaram que os conhecimentos obtidos no curso de Biblioteconomia auxiliaram nesse período de busca de informações sobre a Covid- 19 e que os fatores facilitadores primordiais foram o conhecimento sobre fontes de informação confiáveis e a capacidade de identificação de fake news. Por outro lado, apontaram como barreiras as fake news e as informações incompletas. Conclui-se que os estudos de usuários colaboram para conhecer a necessidade informacional e o comportamento de grupos de indivíduos no período pandêmico da Covid-19 e que, no estudo em foco, possibilitou conhecer perfil, necessidades, canais, barreiras e facilitadores desse processo.
Abstract: The informational needs and their varied ways of seeking and using information characterize the informational behavior of certain subjects. The Covid-19 pandemic may have caused changes in this behavior, making it even more complex. Thus, the study aims to investigate the needs and informational behavior of students of the Library Science course at the Federal University of Paraiba (UFPB), during the period of the Covid-19 pandemic. To this end, it outlines the students' profile, analyzes their information needs, recognizes process facilitators and barriers, and identifies the sources and channels of information used. The research is characterized as descriptive, with a qualitative and quantitative approach and use of content analysis. Data collection took place through a structured questionnaire, applied in loco, through random sampling, to students from the 1st to the 10th period of the Library Science course on Campus I of the UFPB who were enrolled and took courses in the pandemic and teaching period. remote/hybrid (semesters 2020.1, 2020.2 and 2021.1). The results presented in graphs and charts, with inferences about the objectives to be achieved, demonstrate that: The profile of Library Science students who took courses during a pandemic period was mostly women aged between 21 and 30 who were from the 1st to the 3rd semester of the course. The information channels most consulted by the students were television news and social networks, with the aim of being well informed and following the news about Covid-19, in addition to knowing the ways to prevent and spread the virus and the disease. The most researched subjects were about the number of cases/deaths, symptoms and forms of contagion. To do so, they relied on information obtained from health authority websites and television news and sought this information through smartphone/cell phone and by keyword. They emphasized that the knowledge obtained in the Librarianship course helped in this period of searching for information about Covid-19 and that the primary facilitating factors were knowledge about reliable sources of information and the ability to identify fake news. On the other hand, they pointed out fake news and incomplete information as barriers. It is concluded that user studies collaborate to know the informational need and behavior of groups of individuals in the Covid-19 pandemic period and that, in the study in focus, it made it possible to know the profile, needs, channels, barriers and facilitators of this process.
Palavras-chave: Necessidades informacionais
Comportamento informacional
Discentes de biblioteconomia
Estudo de usuários
Covid-19
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Ciência da Informação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/37018
Data do documento: 9-Dez-2022
Aparece nas coleções:TCC - Biotecnologia
CCSA - TCC - Biblioteconomia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
HCO17102025.pdf1,79 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons