Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/37023
Tipo: TCC
Título: O Papel da capacitação na transformação digital do setor público: um estudo de caso da Rede PB Digital na Paraíba
Autor(es): Barbosa, Karla Nunes
Primeiro Orientador: Mota, Flávio Perazzo
Resumo: Este estudo analisa o papel da capacitação na transformação digital do setor público, focando no caso da Rede PB Digital na Paraíba, com o objetivo de compreender em que medida a formação oferecida tem disseminado práticas inovadoras entre os servidores. A pesquisa, de natureza qualitativa, utilizou um questionário respondido por seis servidores, e a análise seguiu os quatro níveis de avaliação de Kirkpatrick. Os resultados indicam uma reação positiva dos participantes, que consideraram a capacitação relevante e de aplicação imediata. Verificou-se que a aprendizagem foi aplicada na melhoria de processos e no atendimento ao cidadão, com os servidores atuando como multiplicadores do conhecimento em suas equipes. Como resultado, observaram-se mudanças organizacionais iniciais, como maior agilidade e transparência, apesar de barreiras como a resistência à mudança. Conclui-se que a capacitação da Rede PB Digital é um vetor estratégico para a maturidade digital no estado, impulsionando mudanças nas práticas e na cultura organizacional.
Abstract: This study analyzes the role of training in the digital transformation of the public sector, focusing on the case of the Rede PB Digital in Paraíba, with the objective of understanding the extent to which the training offered has disseminated innovative practices among public servants. The research, qualitative in nature, used a questionnaire answered by six public servants, and the analysis followed the four levels of Kirkpatrick's evaluation model. The results indicate a positive reaction from the participants, who considered the training relevant and immediately applicable. It was found that the learning was applied to the improvement of processes and citizen services, with the servants acting as multipliers of knowledge within their teams. As a result, initial organizational changes were observed, such as greater agility and transparency, despite barriers like resistance to change. It is concluded that the training provided by Rede PB Digital is a strategic driver for digital maturity in the state, fostering changes in practices and organizational culture.
Palavras-chave: Capacitação
Transformação digital
Gestão pública
Rede PB Digital
Inovação
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Gestão Pública
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/37023
Data do documento: 25-Set-2025
Aparece nas coleções:CCSA - TCC - Bacharelado em Gestão Pública

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
KNB23122025.pdf281,96 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons