Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/37023| Tipo: | TCC |
| Título: | O Papel da capacitação na transformação digital do setor público: um estudo de caso da Rede PB Digital na Paraíba |
| Autor(es): | Barbosa, Karla Nunes |
| Primeiro Orientador: | Mota, Flávio Perazzo |
| Resumo: | Este estudo analisa o papel da capacitação na transformação digital do setor público, focando no caso da Rede PB Digital na Paraíba, com o objetivo de compreender em que medida a formação oferecida tem disseminado práticas inovadoras entre os servidores. A pesquisa, de natureza qualitativa, utilizou um questionário respondido por seis servidores, e a análise seguiu os quatro níveis de avaliação de Kirkpatrick. Os resultados indicam uma reação positiva dos participantes, que consideraram a capacitação relevante e de aplicação imediata. Verificou-se que a aprendizagem foi aplicada na melhoria de processos e no atendimento ao cidadão, com os servidores atuando como multiplicadores do conhecimento em suas equipes. Como resultado, observaram-se mudanças organizacionais iniciais, como maior agilidade e transparência, apesar de barreiras como a resistência à mudança. Conclui-se que a capacitação da Rede PB Digital é um vetor estratégico para a maturidade digital no estado, impulsionando mudanças nas práticas e na cultura organizacional. |
| Abstract: | This study analyzes the role of training in the digital transformation of the public sector, focusing on the case of the Rede PB Digital in Paraíba, with the objective of understanding the extent to which the training offered has disseminated innovative practices among public servants. The research, qualitative in nature, used a questionnaire answered by six public servants, and the analysis followed the four levels of Kirkpatrick's evaluation model. The results indicate a positive reaction from the participants, who considered the training relevant and immediately applicable. It was found that the learning was applied to the improvement of processes and citizen services, with the servants acting as multipliers of knowledge within their teams. As a result, initial organizational changes were observed, such as greater agility and transparency, despite barriers like resistance to change. It is concluded that the training provided by Rede PB Digital is a strategic driver for digital maturity in the state, fostering changes in practices and organizational culture. |
| Palavras-chave: | Capacitação Transformação digital Gestão pública Rede PB Digital Inovação |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICA |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
| Sigla da Instituição: | UFPB |
| Departamento: | Gestão Pública |
| Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
| URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
| URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/37023 |
| Data do documento: | 25-Set-2025 |
| Aparece nas coleções: | CCSA - TCC - Bacharelado em Gestão Pública |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| KNB23122025.pdf | 281,96 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons
