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https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/37053| Tipo: | TCC |
| Título: | O uso dos resultados da Prova Brasil na gestão do Sistema Público de Ensino Fundamental de João Pessoa |
| Autor(es): | Souza, Claudiene Fátima de |
| Primeiro Orientador: | Frascaroli, Dr. Bruno Ferreira |
| Resumo: | Este trabalho aborda a utilização dos resultados da Avaliação Nacional de Rendimento Escolar (ANRESC), conhecida como Prova Brasil, como instrumento de gestão no sistema público de ensino de João Pessoa. Na atual interpretação do direito à educação, esta só se materializa quando ofertada com qualidade, possibilitando a formação da pessoa enquanto cidadão. O atual formato da Prova Brasil apresenta a intenção de subsidiar a formulação, reformulação e o monitoramento das políticas na área educacional nas esferas municipal, estadual e federal, contribuindo para a melhoria da qualidade, equidade e eficiência do ensino. O objetivo principal desse trabalho é analisar o uso dos resultados da Prova Brasil na gestão pública do ensino fundamental de João Pessoa como forma de embasar decisões administrativas e pedagógicas que contribuam para a melhoria da qualidade da educação. A pesquisa é um estudo multicaso, de natureza qualiquantitativa, para realização foram aplicados questionários a professores de 5° anos e 9° anos de português e matemática e feitas entrevistas com as equipes coordenadoras de dois dos pólos que compõem a Divisão de pólos da Diretoria de Gestão Curricular da SEDEC. A pesquisa apontou que estão sendo implementadas ações e programas importantes para a apreensão e uso dos resultados da Prova Brasil como instrumento de gestão e como aliado no trabalho pedagógico em sala de aula, no entanto esses programas e ações apresentam a necessidade de um melhor delineamento dos objetivos, metas e instrumentos de avaliação. Ao final são feitas sugestões para um melhor aproveitamento dos resultados da Prova Brasil e apresentadas indicação para pesquisas futuras. |
| Abstract: | No abstract |
| Palavras-chave: | Prova Brasil Política Educacional Gestão de Ensino Avaliação Externa |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICA |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
| Sigla da Instituição: | UFPB |
| Departamento: | Ciências Sociais Aplicadas |
| Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
| URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
| URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/37053 |
| Data do documento: | 30-Mar-2012 |
| Aparece nas coleções: | TCC - Biotecnologia Lucena |
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