Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/37053
Tipo: TCC
Título: O uso dos resultados da Prova Brasil na gestão do Sistema Público de Ensino Fundamental de João Pessoa
Autor(es): Souza, Claudiene Fátima de
Primeiro Orientador: Frascaroli, Dr. Bruno Ferreira
Resumo: Este trabalho aborda a utilização dos resultados da Avaliação Nacional de Rendimento Escolar (ANRESC), conhecida como Prova Brasil, como instrumento de gestão no sistema público de ensino de João Pessoa. Na atual interpretação do direito à educação, esta só se materializa quando ofertada com qualidade, possibilitando a formação da pessoa enquanto cidadão. O atual formato da Prova Brasil apresenta a intenção de subsidiar a formulação, reformulação e o monitoramento das políticas na área educacional nas esferas municipal, estadual e federal, contribuindo para a melhoria da qualidade, equidade e eficiência do ensino. O objetivo principal desse trabalho é analisar o uso dos resultados da Prova Brasil na gestão pública do ensino fundamental de João Pessoa como forma de embasar decisões administrativas e pedagógicas que contribuam para a melhoria da qualidade da educação. A pesquisa é um estudo multicaso, de natureza qualiquantitativa, para realização foram aplicados questionários a professores de 5° anos e 9° anos de português e matemática e feitas entrevistas com as equipes coordenadoras de dois dos pólos que compõem a Divisão de pólos da Diretoria de Gestão Curricular da SEDEC. A pesquisa apontou que estão sendo implementadas ações e programas importantes para a apreensão e uso dos resultados da Prova Brasil como instrumento de gestão e como aliado no trabalho pedagógico em sala de aula, no entanto esses programas e ações apresentam a necessidade de um melhor delineamento dos objetivos, metas e instrumentos de avaliação. Ao final são feitas sugestões para um melhor aproveitamento dos resultados da Prova Brasil e apresentadas indicação para pesquisas futuras.
Abstract: No abstract
Palavras-chave: Prova Brasil
Política Educacional
Gestão de Ensino
Avaliação Externa
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Ciências Sociais Aplicadas
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/37053
Data do documento: 30-Mar-2012
Aparece nas coleções:TCC - Biotecnologia
Lucena

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CFS22012024.pdf991,46 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solicitar uma cópia


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons