Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/37106
Tipo: Dissertação
Título: A singularidade, cultura e barro o ensino de arte em uma escola pública de Goiana/PE
Autor(es): Lima, Simone Silva Teixeira
Primeiro Orientador: Coutinho, Marcelo Farias
Resumo: O presente trabalho, intitulado “Singularidade, Cultura e Barro: o ensino de arte em uma escola pública de Goiana/PE” foi desenvolvido a partir de experiências artísticas, por meio de oficinas pedagógicas e visitação a espaços artísticos, utilizando o barro, visando despertar o interesse dos discentes do ensino público, sobre as práticas culturais da localidade. De forma a sensibilizar e problematizar essas questões, e ao observar o contexto escolar, entendemos a necessidade de valorização da cultura local e dos seus elementos artísticos, com base nas suas construções singulares. Deste modo, objetivou-se analisar as práticas culturais no município de Goiana/PE, com foco inicial no grupo de artesões “Homens do Barro”. O trabalho foi proposto para um grupo de discentes da Escola Municipal Professora Tarcila Coutinho Amaral, sendo conduzido por meio de uma abordagem qualitativa, utilizando a pesquisa-ação como percurso metodológico. A conclusão desse estudo descreve a reflexão sobre as expressões culturais proporcionadas a esses alunos, que, no contexto escolar, perceberam, experienciaram e compreenderam a cultura local e a relação dos processos artísticos que estimulam a construção das singularidades. Desta maneira, para embasar teoricamente o presente trabalho, foram adotados os estudos de Dewey (1979), Freire (1980), Deleuze (1997), Salles (2006) e Hall (2006), cujas contribuições permitem aprofundar conceitos de singularidade e cultura, bem como os processos criativos no ensino de arte e suas implicações na formação dos sujeitos.
Abstract: This work, entitled "Singularity, Culture, and Clay: Art Education in a Public School in Goiana, Pernambuco," was developed based on artistic experiences, including pedagogical workshops and visits to art spaces, using clay. It aimed to spark public school students' interest in local cultural practices. To raise awareness and problematize these issues, and by observing the school context, we realized the need to value local culture and its artistic elements, based on their unique constructions. Thus, the objective was to analyze cultural practices in the municipality of Goiana, Pernambuco, with an initial focus on the "Clay Men" group of artisans. The work was proposed to a group of students from the Professora Tarcila Coutinho Amaral Municipal School and was conducted using a qualitative approach, using action research as a methodological approach. The conclusion of this study describes the reflection on the cultural expressions provided to these students, who, in the school context, perceived, experienced, and understood the local culture and the relationship of artistic processes that stimulate the construction of singularities. Thus, to theoretically support this work, the studies of Dewey (1979), Freire (1980), Deleuze (1997), Salles (2006), and Hall (2006) were adopted, whose contributions allow us to deepen concepts of singularity and culture, as well as creative processes in art education and their implications for the formation of individuals.
Palavras-chave: Artes - estudo e ensino
Ensino de Arte
Singularidade
Cultura
Barro
Singularity
Culture
Clay
Art Teaching
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATRO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Artes Cênicas
Programa: Mestrado Profissional em Artes em Rede Nacional (PROFARTES)
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/37106
Data do documento: 26-Fev-2025
Aparece nas coleções:Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA) - Mestrado Profissional em Artes em Rede Nacional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SimoneSilvaTeixeiraLima_Dissert_Sem_Tarjamento.pdf4,4 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solicitar uma cópia
SimoneSilvaTeixeiraLima_Dissert_COM_Tarjamento.pdf4,46 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons