Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3711
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSantos, Janaina Teodoro dos-
dc.date.accessioned2018-03-12T23:45:58Z-
dc.date.available2017-07-13-
dc.date.available2018-03-12T23:45:58Z-
dc.date.issued2016-06-07-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3711-
dc.description.abstractFrom the Pythagorean theorem content exposed in a textbook of mathematics Mori and Onaga (2012) the 8th and 9th grade of elementary school, we present game variation proposals Pythagorean trail application before, during and after the content approach by teacher. The research methodology that led this work was exploratory research, to seek a familiarity with the problem that is being investigated, thus seeking to understand it. As for the method employed, the research is classified as bibliographical study, as analyzed two textbooks of Mathematics of the 8th and 9th grade of primary education in a municipal school of Rio Tinto municipality / PB, which are currently being used by the teacher in the room of class. The aim of the research was to get students through the game Trail Pythagorean, understand the importance of the Pythagorean Theorem content in your life. Analyzed in this research, it is important that proposal for mathematics teachers work the Pythagorean Theorem content through the educational game. The proposal is subject and modification, as textbooks in schools do not address the way the Pythagorean Theorem content, where it is interesting that the teacher can make changes in the questions to suit according to the reality of each group.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Ana Beatriz de Oliveira Silva (beatrizoliveira@cca.ufpb.br) on 2018-03-12T23:45:58Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) JTS13072017.pdf: 1278863 bytes, checksum: 00ae51c65f4ea1e97025cc54b3324e3e (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-03-12T23:45:58Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) JTS13072017.pdf: 1278863 bytes, checksum: 00ae51c65f4ea1e97025cc54b3324e3e (MD5) Previous issue date: 2016-06-07en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectTeorema de Pitágoraspt_BR
dc.subjectJogos Didáticospt_BR
dc.subjectTrilha Pitagóricapt_BR
dc.subjectPythagorean theorempt_BR
dc.subjectDidactic gamespt_BR
dc.subjectPythagorean trackpt_BR
dc.titleUma proposta do uso do jogo Trilha Pitagórica na aprendizagem do Teorema de Pitágoraspt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Souza, Cristiane Fernandes de-
dc.description.resumoA partir do conteúdo Teorema de Pitágoras exposto em um livro didático de Matemática de Mori e Onaga (2012) do 8º e 9º ano do Ensino Fundamental, apresentamos propostas de variação do jogo Trilha Pitagórica para aplicação antes, durante e depois da abordagem do conteúdo pelo professor. A metodologia da pesquisa que conduziu esse trabalho foi a pesquisa exploratória, por buscar uma familiaridade com o problema que está sendo investigado, buscando assim compreendê-lo. Quanto ao método empregado, a pesquisa é classificada como estudo bibliográfico, pois foram analisados dois livros didáticos de Matemática do 8º e 9º ano do Ensino Fundamental de uma Escola Municipal do município de Rio Tinto/PB, que estão sendo utilizados atualmente pelo professor na sala de aula. O intuito da pesquisa foi fazer com que os alunos, por meio do jogo Trilha Pitagórica, compreendessem a importância do conteúdo Teorema de Pitágoras em sua vida. Analisamos nesta pesquisa, que é importante essa proposta para os professores de Matemática trabalharem o conteúdo Teorema de Pitágoras por meio do jogo pedagógico. A proposta é passível e de modificação, pois os livros didáticos nas escolas não abordam da mesma maneira o conteúdo Teorema de Pitágoras, onde é interessante que o professor possa fazer modificações nas perguntas para se adequar de acordo com a realidade de cada turma.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCiências Exataspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Matemática - CCAE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JTS13072017.pdf1,25 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons