Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3714
Tipo: | TCC |
Título: | Brincar e aprender: práticas lúdicas na educação infantil |
Autor(es): | Martins, Maria Aparecida Silva |
Primeiro Orientador: | Silva, Kátia Ramos |
Resumo: | Este trabalho objetiva analisar as atividades lúdicas na prática educativa. Refere-se especialmente a atividades relacionadas ao brincar na escola como instrumento pedagógico de facilitação de aprendizagem. Propõe-se enfatizar a importância das brincadeiras na educação infantil. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica que tem como foco central a interação entre a atividade lúdica e a prática pedagógica nesta fase escolar. Os resultados indicam que as brincadeiras que compõem a atividade lúdica na prática educativa são elementos importantes para o desenvolvimento intelectual e cognitivo das crianças. Pode-se destacar a importância do brincar, desde aquele passado de geração em geração e que vem se modificando com o passar do tempo ao dos dias atuais. Conclui-se que o resgate cultural das brincadeiras infantis relacionadas com as teorias educacionais contribui para o desenvolvimento das crianças na escola. |
Abstract: | Thes work objective to analyze the ludre activities in educational practice.refers especially the related activity to play at school like pedagogical tool for facilitating learning. It is proposed to emphasize the importance of play in the children`s education. It is a search bibliographic that has like central focus the interaction between the ludic activity and the pedagogical practice in this school stage. The results indicate that the fun that composes the ludic activity at educational practice are important elements to the intellectual development and cognitive of the children. Can highlight the importance of play, since that passed from generation to generation and has been changing with the passage of time to the present day concludes that the cultural rescue of children`s play related with the educational theories contributes to thes development of children at school. |
Palavras-chave: | Lúdico - jogos e brincadeiras Prática pedagógica Educação infantil |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Educação |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3714 |
Data do documento: | 14-Fev-2013 |
Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia à distância |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MASM14042014.pdf | 351,96 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.