Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3716
metadata.dc.type: TCC
Title: A importância da música na educação infantil
metadata.dc.creator: Ferreira, Maria Tomaz da Silva
metadata.dc.contributor.advisor1: Toscano, Geovânia da Silva
metadata.dc.description.resumo: Objetiva-se refletir sobre a importância da música no desenvolvimento da criança, observando como as professores da Creche Casulo Odete Farias Brasileiro do município de Igaracy-PB utiliza este recurso pedagógico para o desenvolvimento dos educandos. Investiga-se de que maneira os docentes trabalham a música no cotidiano da sala de aula na referida creche. As reflexões foram fundamentadas na importância de compreendemos o quanto a música contribui para o desenvolvimento da criança com base nos estudos de Oliveira (2009), do RCNEI (Brasil, 1998), Tavares e Cit (2008) . Trata-se de um estudo descritivo com abordagem qualitativa realizada por meio da aplicação de questionário. O corpus foi composto por quatro professoras atuantes em escolas públicas. Os resultados obtidos evidenciaram a presença de um trabalho freqüente envolvendo a música. No entanto, no que se refere às considerações das docentes, destacamos a necessidade de um espaço organizado para que os professores e as crianças possam trabalhar a música, e possam identificar o quanto é gratificante trabalhar a música durante o processo de ensino/aprendizagem das crianças. Também verificou-se que as professoras reconhecem que a música é um instrumento potencializador para o desenvolvimento das crianças e que o mesmo deve fazer parte das práticas dos professores da educação infantil. Por fim, os resultados evidenciam que os profissionais da educação infantil na Creche Casulo Odete Farias Brasileiro localiza na cidade de Igaracy-PB, costumam inserir a música no cotidiano de suas salas de aula como um recurso pedagógico importante para desenvolvimento social, emocional e motor da criança.
Abstract: It aims to reflect on the importance of music in child development, observing how teachers Cocoon Nursery Odette Farias Brazilian municipality of Igaracy -PB uses this pedagogical resource for the development of students. Investigates how teachers work to music in everyday classroom at that daycare. The reflections were based on the importance of understand how music contributes to the development of the child based on studies of Oliveira (2009), the RCNEI (Brazil, 1998), and Cit Tavares (2008). This is a descriptive qualitative study conducted through a questionnaire. The corpus consisted of four active teachers in public schools. The results showed the presence of a frequent work involving music. However with regard to the considerations of teachers, highlight the need for an organized so that teachers and children can work the music space, and can identify how music is rewarding to work during the process of teaching / learning of children. Also it was found that teachers recognize that music is a booster for children's development tool and that it should be part of teacher practice in early childhood education. Finally , the results show that early childhood professionals in Cocoon Nursery Odette Farias Brazilian locates in Igaracy -PB , usually put the music in their everyday classrooms as an important educational resource for emotional social development , and motor child.
Keywords: Educação infantil
Ensino - música
Ensino - aprendizagem
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Educação
metadata.dc.rights: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3716
Issue Date: 2014
Appears in Collections:TCC - Pedagogia - Virtual

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MTSF24032014.pdf299,19 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.