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https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3726
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.creator | Souza, Maria da Penha Pereira de | - |
dc.date.accessioned | 2018-03-13T13:31:15Z | - |
dc.date.available | 2014-03-18 | - |
dc.date.available | 2018-03-13T13:31:15Z | - |
dc.date.issued | 2014-03-18 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3726 | - |
dc.description.abstract | From the contact with teachers of Early Childhood Education , in the period of Supervised the UAB School of Education / UFPB on observations of teaching practices , as well as in informal conversations with teachers perceive the disinterest on the part of the same application recreational activities . We note that when used in the case of music, dance , drawings and especially the games , there was no instructional purposes, and any mediation between teachers and students . Such attitudes prompted us to a question: " What is the perception of teachers in Early Childhood Education with the use of the ludic in their teaching practices " ? This choice of topic was alluded to the fact that this educator , who has 15 years experiences in their teaching practice the use of games , toys and games and always got good results , confirming this practice as a facilitator of teaching for learning and child development . Today , the front of the coordination of education of the county , one of his projects was implementing the use of the ludic in the continuing education faculty of this type of education , at the municipal level with a different perspective on educational issues that permeate everyday life in a classroom . This is a qualitative empirical studies of work , with teachers , concerning the insertion of playfulness as a teaching resource in their teaching practices in Early Childhood Education and mode of perception as to the operation of this teaching resource. To do so, it is mister conducting interviews and observations in the classroom , within a theoretical framework grounded in the concepts of the Curriculum Frameworks ( RCNEI ) and authors such as Vygotsky (1989 ) , Piaget (1975 ) , Kishimoto (2012 ) , Formosinho (2010) , Santos ( 2001) , among others. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2018-03-13T13:31:15Z No. of bitstreams: 1 MPPS18032014.pdf: 2744558 bytes, checksum: c16bda30abcbef627a7b5eef38d70afa (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2018-03-13T13:31:15Z (GMT). No. of bitstreams: 1 MPPS18032014.pdf: 2744558 bytes, checksum: c16bda30abcbef627a7b5eef38d70afa (MD5) Previous issue date: 2014-03-18 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
dc.subject | Lúdico - jogos e brincadeiras | pt_BR |
dc.subject | Professor - formação | pt_BR |
dc.subject | Ensino - aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
dc.title | O lúdico como estratégia docente no processo ensino aprendizagem da educação infantil | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Sousa, Israel Soares de | - |
dc.description.resumo | A partir do contato com professores de Educação Infantil, ainda no período de Estágio Supervisionado do Curso de Pedagogia da UAB/UFPB, em observações de práticas de ensino, bem como em conversas informais com os professores, percebemos o desinteresse por parte dos mesmos pela aplicação de atividades lúdicas. Notamos que quando utilizadas, no caso da música, da dança, dos desenhos e principalmente das brincadeiras, não existia nenhum objetivo didático, e nenhuma mediação entre professores e alunos. Tais atitudes instigou-nos a um questionamento: “Qual a percepção dos professores de Educação Infantil com o uso do lúdico em suas práticas de ensino”? A presente escolha do aludido tema foi o fato dessa educadora, que há 15 anos, vivencia em sua prática de ensino o uso dos jogos, brinquedos e brincadeiras e sempre obteve resultados satisfatórios, atestando tal prática como sendo um elemento facilitador do trabalho docente para a aprendizagem e desenvolvimento infantil. Hoje, a frente da coordenação da educação do município, um de seus projetos, foi implantação do uso do lúdico na formação continuada do corpo docente dessa modalidade de ensino, em âmbito municipal com um olhar diferenciado sobre as problemáticas educacionais que permeiam o cotidiano de uma sala de aula. Trata-se de um trabalho qualitativo de cunho empírico, junto aos professores, acerca da inserção da ludicidade como recurso pedagógico em suas práticas de ensino na modalidade Educação Infantil e da percepção destes quanto à exploração desse recurso didático. Para tanto, fez-se mister a realização de entrevistas e observações em sala de aula, dentro de um contexto teórico alicerçado pelas concepções do Referenciais Curriculares (RCNEI) e autores como: Vygotsky (1989), Piaget (1975), Kishimoto (2012), Formosinho (2010), Santos (2001), entre outros. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia à distância |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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