Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3741
Tipo: TCC
Título: A importância dos jogos e brincadeiras no desenvolvimento cognitivo da criança na educação infantil
Autor(es): Galdino, Josefa da Costa
Primeiro Orientador: Cristina, Emília
Resumo: É na infância que a criança desenvolve o seu potencial emocional e cognitivo. Nos dias atuais, o maior desafio dos professores da Educação Infantil, é ministrar aulas que sejam mais interessantes e atraentes para a criança. Pensando nesse desafio, procuramos nesta pesquisa, mostrar a importância da utilização de jogos e brincadeiras como recursos pedagógicos para o professor. Conforme a pesquisa, o jogo e a brincadeira favorecem não só o desenvolvimento motor e psicomotor, como a lateralidade, coordenação motora, autoestima, como também o desenvolvimento cognitivos sendo meios utilizados para melhorar o desenvolvimento integral do aluno que consequentemente beneficiará o processo de ensino-aprendizagem. Com isso, usando a estratégia do brincar, surge um meio de interação onde a criança passa a conhecer o mundo e a absorver a compreensão de diversos sentimentos. Sendo assim, a abordagem qualitativa foi privilegiada neste trabalho que se desenvolveu por meio da pesquisa participante realizada em uma escola da rede publica de ensino do município de Conde – PB, tendo como procedimentos da coleta de dados, a observação, a aplicação do questionário misto, de múltipla escolha, com questões abertas, aplicados com 04 sujeitos que compões esta pesquisa. Por meio da análise dos dados coletados, foi possível constatar qual a visão do professor diante o brincar no contexto da Educação Infantil. Em geral, a brincadeira é vista como um instrumento didático que contribui para a aprendizagem dos alunos. Na perspectiva de ampliar o diálogo acerca deste assunto, sugerimos o desenvolvimento de trabalhos futuros para aprofundar a reflexão sobre a importância dos jogos e brincadeiras na educação infantil.
Abstract: It is in childhood that the child develops its potential emotional and cognitive. Today the challenge for teachers of kindergarten classes is to provide interesting and attractive. Why was sought in this work show the importance of using games and play as teaching strategies for the teacher. As our studies favor and play the game not only motor and psychomotor development, such as handed mess, psychomotor, motor coordination, self-esteem, as well as cognitive development and are major sources for the integral development of the student. Who benefit from the process teaching and learning? Therefore, using games and play, it was believed, therefore, an interaction space in which the child experiences the world and internalizes the understanding of different feelings and knowledge. Concerning the nature of this study, we adopted an exploratory research design methodology, guided by a qualitative approach. The instruments used were mixed questionnaire, multiple choice and open questions, applied to 04 subjects that comprise this research. In a public nursery school system of the Conde city's PB. Through analysis of collected data, which we could see the vision of the Teacher before playing in the context of early children education. In general, play is seen as an educational tool that contributes to student learning.
Palavras-chave: Educação infantil
Lúdico - jogos e brincadeiras
Ensino - aprendizagem
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3741
Data do documento: 23-Ago-2013
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia à distância

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JCG25092013.pdf560,53 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.