Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3742
Tipo: TCC
Título: A importância da música para a educação infantil
Autor(es): Silva, Francisca Lima da
Primeiro Orientador: Farias, Andrea Tôrres Vilar de
Resumo: O tema “Música na Educação Infantil”, apesar de estar presente nas discussões e pesquisas no meio acadêmico, apresenta-se ainda como um relevante objeto de investigação. A importância dessas investigações aumenta à medida que crescem as inquietações sobre como os profissionais da educação contemplam um trabalho voltado para a musicalização. Nesta perspectiva essa pesquisa apresenta como objetivos: Analisar as contribuições e a importância que o ensino envolvendo a música pode proporcionar no desenvolvimento das crianças na Educação Infantil, bem como: Entender os pontos favoráveis que o ensino envolvendo a música pode proporcionar às crianças da Educação Infantil; Investigar como a música vem sedo trabalhada na Educação Infantil; Analisar com quais as finalidades que os professores trabalham com a música na educação Infantil; Verificar a percepção dos professores sobre o a música como facilitadora da aprendizagem. Para tanto, nos baseamos em estudos de: Faria (2001, p.24), que defende a música como importante, e que sempre estar presente na vida dos seres humanos na construção do conhecimento e aprendizado das crianças na escola. Também observamos nos estudos Brésca, (2003, p. 29), Veloso (2007), Pena (1990) que defendem a música não apenas como deleite, mas principalmente como uma ferramenta que facilita a aprendizagem e o desenvolvimento das crianças. Além de nos basearmos em outras bases legais propostos nos RCNEIs que vê e garante a criança como sujeita de direito. Trata- se de um estudo descritivo com abordagem qualitativa realizada por meio da aplicação de um questionário. O corpus foi composto por dez professoras atuantes em escolas públicas do município de Itaporanga-PB. Verificamos que os professores têm conhecimento e reconhecem a importância do trabalho envolvendo a música, pois apresentaram respostas, caracterizando esse processo como indispensável e proveitoso para o crescimento e a formação cognitiva dos alunos, especificamente de Educação Infantil, nosso foco nesse trabalho.
Abstract: The theme "Music in Early Childhood Education", despite being present in discussions and research in academia, still presents itself as an important subject of investigation. The importance of these investigations increases as growing concerns about the education professionals come work facing the musicalizacion. In this perspective this research has the following objectives : To analyze the contributions and importance of teaching involving music can provide in the development of children in kindergarten as well: Understanding the favorable points that teaching involving music can provide children from kindergarten ; investigate how the music comes sedo worked in kindergarten; Scan with which purposes that teachers work with music in Early Childhood education ; Check the teachers' perception of the pounding music as a facilitator of learning . For this, we rely on studies: Faria (2001, p.24) argues that music as an important, and to be always present in the life of human beings in the construction of knowledge and learning of children in school. Also observed in Bresca, (2003 , p . 29), Veloso (2007 ) , Feather (1990 ) argue that studies music as not only treat, but mostly as a tool that facilitates learning and development of children . In addition to base, it on other proposed legal bases in RCNEIs and ensures that sees the child as a subject of law. This is a descriptive qualitative study conducted through a questionnaire. The corpus consisted of ten active teachers in public schools from Itaporanga-PB. We found that teachers are aware and recognize the importance of work involving music, for present responses, characterizing this process as essential and beneficial to the growth and cognitive development of students, specifically early childhood education, our focus in this work.
Palavras-chave: Ensino - música
Educação infantil
Prática pedagógica
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3742
Data do documento: 2014
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia à distância

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FLS27032014.pdf595,18 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.