Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3743
metadata.dc.type: TCC
Title: O lúdico na educação infantil: uma aprendizagem de forma significativa
metadata.dc.creator: Lopes, Cynara
metadata.dc.contributor.advisor1: Mata, Áurea Augusta Rodrigues da
metadata.dc.description.resumo: O brincar é sem dúvidas um dos fatores pelos quais os seres humanos são inseridos em um processo de conhecimento cada vez mais significativo. Por meio da arte de brincar, do lúdico, o aluno pode aprender e utilizar as mais variadas formas de conhecimento que lhe são oportunizadas por meio das experiências adquiridas durante o processo de aprendizagem, e na própria ação do brincar. Percebemos a importância de trabalhar com o lúdico na Educação Infantil, após termos realizado o estágio curricular da disciplina Estágio Curricular V, e, durante esse período, essa temática nos foi por demais, provocativa, no sentido de despertar o interesse de entendê-la de forma mais ampla, relacionada às contribuições que a mesma pode dar no processo de ensino aprendizagem das crianças. Diante as questões apresentadas, o objetivo geral desse estudo é compreender a importância dos jogos e brincadeiras no processo ensino aprendizagem na Educação Infantil. Do ponto de vista metodológico, realizamos uma pesquisa de campo, exploratória, descritiva; para tanto, tomamos como base a abordagem qualitativa, utilizamos um questionário como instrumento de coleta de dados. A pesquisa foi realizada com cinco professoras da Educação Infantil que lecionam na Escola Municipal do Ensino Infantil e Fundamental Flórido Nitão Diniz em Coremas- PB. Diante das discussões realizadas a respeito da inserção das atividades lúdicas na sala de aula e das respostas obtidas, concluímos que o lúdico no espaço escolar contribui de forma significativa para o desenvolvimento integral da criança e deve ser usado como aliado no processo de ensino aprendizagem de forma pedagógica, o que vai muito além de utilizar os jogos e brincadeiras apenas como mero passatempo em sala de aula.
Abstract: The play is undoubtedly one of the factors by which humans are embedded in a process of becoming more meaningful knowledge. Through the art of play, the playfulness, the student can learn and use various forms of knowledge that you are oportunizadas through the experiences acquired during the learning process, and in the very action of the play. We realize the importance of working with the play in kindergarten , after having held the traineeship discipline Internship V , and during this period, this was the theme too , provocative , to arouse the interest of understanding it in more broadly related to the contributions that it can make the teaching and learning process of children. Given the issues presented, the general objective of this study is to understand the importance of sports and games in teaching learning process in kindergarten. From a methodological standpoint, we conducted a field survey, exploratory, descriptive and to this end, we take as a basis the qualitative approach, we used a questionnaire as an instrument for data collection. The survey was conducted with five teachers from kindergarten to teach at the Municipal School of Child and Primary Education Flórido Nitão Diniz in Coremas -PB. Given the discussions about the inclusion of play activities in the classroom and the answers obtained, we conclude that the playful at school contributes significantly to the overall development of the child and should be used as an ally in the teaching learning process in order teaching, which goes far beyond the use of games and play as a mere pastime in the classroom.
Keywords: Educação Infantil
Lúdico - jogos e brincadeiras
Ensino - aprendizagem
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Educação
metadata.dc.rights: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3743
Issue Date: 14-Feb-2014
Appears in Collections:TCC - Pedagogia - Virtual

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CL22032014.pdf388,25 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.