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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3761
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorFrança, Luanna Bernardino de-
dc.date.accessioned2018-03-14T23:46:32Z-
dc.date.available2015-04-13-
dc.date.available2018-03-14T23:46:32Z-
dc.date.issued2015-03-18-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3761-
dc.description.abstractThis work presents the results of a research that has as main objective: Investigate the difficulties of effectuation of Mathematics Laboratory at the Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio in the city of Rio Tinto-PB. To support our work we use as theoretical reference the National Curriculum Parameters (BRASIL,1998) and authors as Vieira (2012), Lorenzato (2006), Gil (2007), Macedo (2007), Oliveira (1983), Gonçalves (2003), Freire (1997), Contieri (2008), Rego & Rego (2006), Turrioni (2004). Having in mind that for many mathematics is regarded as a very abstract and difficult to understand matter, it becomes important to use methodologies that facilitate its learning, so the mathematically LEM Laboratory for Teaching becomes an important tool for the teaching and learning occurs more significantly. Based on this idea went in search of the grounds that hinder the realization of the LEM in this school. The data were collected through a questionnaire applied to teachers and managers. This quiz was divided into four parts, where the first refers to the personal researched data; the second to initial formatio; the third part it is the conceptions of LEM and the last part has questions regarding the school laboratory. With the obtained data, we realize that the difficulties in implementing the LEM in this school are journalled to the lack of training of teachers, since they reported not having received specific instruction for using the LEM in their classes, and the disregard by the management, because even received materials were stored improperly. Intend that our work provide an incentive for the execution of the LEM in the schools, enabling your use in a manner significantly.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Ana Beatriz de Oliveira Silva (beatrizoliveira@cca.ufpb.br) on 2018-03-14T23:46:30Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) LBF13042015.pdf: 891131 bytes, checksum: b255a7c06de7ce96ac363f8f9e8d35e1 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-03-14T23:46:32Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) LBF13042015.pdf: 891131 bytes, checksum: b255a7c06de7ce96ac363f8f9e8d35e1 (MD5) Previous issue date: 2015-03-18en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectLaboratório de Ensino de Matemáticapt_BR
dc.subjectEnsino e aprendizagempt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectMathematics Teaching Laboratorypt_BR
dc.subjectTeaching and learningpt_BR
dc.subjectTeachers learningpt_BR
dc.titleLaboratório de ensino de matemática: dificuldades para efetivação na escolapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Paiva, Jussara Patrícia Andrade Alves-
dc.description.resumoEste trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa que teve como principal objetivo investigar as dificuldades para efetivação do Laboratório de Matemática em uma Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio da cidade de Rio Tinto-PB. Para fundamentar nosso trabalho utilizamos como referencial teórico os Parâmetros Curriculares Nacionais (BRASIL,1998) e autores como Vieira (2012), Lorenzato (2006), Gil (2007), Macedo (2007), Oliveira (1983), Gonçalves (2003), Freire (1997), Contieri (2008), Rêgo & Rêgo (2006), Turrioni (2004). Tendo em vista que para muitos a Matemática é tida como uma matéria muito abstrata e de difícil compreensão, se torna importante o uso de metodologias que facilitem sua aprendizagem, com isso o Laboratório de Ensino de Matemática- LEM se torna uma ferramenta importante para que o processo de ensino e aprendizagem ocorra de forma mais significativa. Baseados nessa ideia, fomos em busca dos motivos que dificultam a efetivação do LEM na referida escola. Os dados foram coletados por meio de questionário aplicado a professores e gestores. Este questionário foi divido em quatro partes, onde a primeira refere-se aos dados pessoais do pesquisado; a segunda a formação inicial; a terceira parte trata-se das concepções de LEM e a última parte dispõe de questões a respeito do laboratório da escola. Com os dados obtidos, percebemos que as dificuldades para implementação do LEM na referida escola estão apoiados na falta de formação dos professores, pois os mesmo relataram não ter recebido instrução específica para o uso do LEM em suas aulas, e o descaso por parte da gestão, pois até os materiais recebidos foram guardados de forma inadequada. Pretendemos que nosso trabalho sirva de incentivo para efetivação do LEM nas escolas, possibilitando seu uso de forma significativa.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCiências Exataspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Matemática - CCAE

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