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metadata.dc.type: TCC
Title: Os níveis do pensamento geométrico no modelo Van Hiele: um estudo de caso envolvendo quadriláteros
metadata.dc.creator: Silva, Cleidison Cândido da
metadata.dc.contributor.advisor1: Paiva, Jussara Patrícia Andrade Alves
metadata.dc.description.resumo: A pesquisa apresentada nesse trabalho teve por objetivo investigar, com base no Modelo desenvolvido pelos Van Hiele, o nível de pensamento geométrico do conceito de quadriláteros, para estudantes que estão concluindo o Ensino Fundamental em escolas na cidade de Rio Tinto – PB. A mesma foi dividida em quatro etapas: desenvolvimento de estudos e pesquisas de natureza bibliográfica; elaboração e aplicação do questionário investigativo; análise dos dados obtidos através do instrumento de investigação; e escrita do trabalho de conclusão de curso. Foram utilizados como referencias teóricos os autores, Usiskin (1982), Jaime (1993), Crowley (1994), Nasser (1998), Paiva (2003), Lopes e Cândido (2007) e Van de Walle (2011). Tivemos como sujeitos de pesquisas alunos do 9º Ano de duas escolas da cidade de Rio Tinto – PB. Para a coleta dos dados foi utilizado um questionário com questões abertas e fechadas, as quais foram analisadas com base nos estudos realizados por Usiskin (1982) e Jaime (1993) acerca do Modelo de Desenvolvimento do Pensamento Geométrico dos Van Hiele. A análise final dos dados obtidos por meio do instrumento de investigação possibilitou a identificação dos estudantes concluintes do Ensino Fundamental em casa um dos níveis do Modelo.
Abstract: The research presented in this study aimed to investigate, based on the model developed by Van Hiele, the level of geometric thinking of the concept of quads, for students who are completing primary education in schools in the city of Rio Tinto - PB. The same was divided into four stages: development of studies and research in bibliographical; development and implementation of investigative questionnaire; analysis of data obtained through the research instrument; and writing the completion of course work. Were used as theoretical references the authors, Usiskin (1982), Jaime (1993), Crowley (1994), Nasser (1998), Paiva (2003), Lopes and Cueva (2007) and Van de Walle (2011). We had as subjects of research students in the 9th year of two schools in the city of Rio Tinto - PB. For data collection was used a questionnaire with open and closed questions, which were analyzed based on studies by Usiskin (1982) and James (1993) on the Geometric Thought Development Model of Van Hiele. The final analysis of the data obtained through research tool enabled the identification of the graduating students of elementary school home of the levels model.
Keywords: Educação Matemática
Geometria
Níveis de Van Hiele
Mathematics Education
Geometry
Van Hiele levels
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Ciências Exatas
metadata.dc.rights: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3762
Issue Date: 18-Mar-2015
Appears in Collections:TCC - Matemática - CCAE

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