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metadata.dc.type: TCC
Title: A leitura na educação de jovens e adultos prisional: uma possibilidade efetiva de libertação
metadata.dc.creator: Rosas Neto, João Sitônio
metadata.dc.contributor.advisor1: Santana, Wilder Klerber Fernandes de
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho teve como objeto de pesquisa a análise sobre a leitura na Educação de Jovens e Adultos – EJA no campo das prisões, especificamente na efetivação da remição pela leitura prevista na Recomendação no 44/2013 do Conselho Nacional de Justiça – CNJ. Metodologicamente a pesquisa foi pautada no método de abordagem indutiva, ou seja, parte de questões particulares até chegar a conclusões generalizadas, utilizando uma abordagem qualitativa que busca compreender os fenômenos educativos de aplicação e efetividade de normativa jurídica no contexto da EJA – Educação de Jovens e Adultos prisional, já que esta abordagem é indispensável para a interpretação dos fenômenos e a atribuição de significados. Utilizamos no trabalho as perspectivas de Paulo Freire, de Emília Ferreiro, entre outros autores que referenciam toda a pesquisa, especialmente na categoria leitura e escrita. Os procedimentos utilizados buscaram, mediante os fundamentos teóricos, apreender a realidade em análise. Assim, foi desenvolvida uma pesquisa bibliográfica e documental. Trabalhou-se com a hipótese de que a leitura no contexto da EJA prisional contribui tanto para remição de pena, quanto para o aprimoramento e ressocialização do privado de liberdade. A pesquisa revelou que há efetivação da remição pela leitura, preconizada na Recomendação do CNJ e que houve aquisição da escrita e leitura por parte dos privados de liberdade participantes da oficina de leitura dentro da EJA, portanto a leitura e a escrita foram meios facilitadores para ressocialização, na medida em que todos os participantes não cometeram nenhuma falta de natureza grave entre as previstas na Lei 7.210/1984 - Lei de Execução Penal.
Abstract: This work had the object of research the analysis on reading in the Education of Young and Adults - EJA in the field of prisons, specifically in the effectuation of the remission by the reading provided for in Recommendation 44/2013 of the National Council of Justice - CNJ. Methodologically the research was based on the method of inductive approach, that is, part of particular questions until arriving at generalized conclusions, using a qualitative approach that seeks to understand the educational phenomena of application and effectiveness of legal regulation in the context of EJA - Youth Education and Adult prison, since this approach is indispensable for the interpretation of phenomena and the attribution of meanings. We use in the work the perspectives of Paulo Freire, Emília Ferreiro, among other authors that refer to all research, especially in the reading and writing category. The procedures used sought, through the theoretical foundations, to grasp the reality under analysis. Thus, a bibliographical and documentary research was developed. We worked with the hypothesis that reading in the context of the prison EJA contributes both to remission of sentence and to the improvement and resocialization of the prisoner. The research revealed that the reading remission was effective, as recommended in the CNJ Recommendation, and that there was acquisition of writing and reading by the deprivation of liberty participating in the reading workshop within the EJA, so reading and writing were facilitating means for resocialization , Inasmuch as all participants did not commit any serious misconduct among those provided for in Law 7,210 / 1984 - Penal Execution Law.
Keywords: Educação de jovens e adultos
Leitura
Remição
Educação prisional
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Educação
metadata.dc.rights: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3777
Issue Date: 31-Jul-2017
Appears in Collections:TCC - Pedagogia - Virtual

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