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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3788
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorCorreia, Kátia Samara de Andrade-
dc.date.accessioned2018-03-19T15:41:33Z-
dc.date.available2017-04-11-
dc.date.available2018-03-19T15:41:33Z-
dc.date.issued2016-11-23-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3788-
dc.description.abstractThe classroom routine consists of a pedagogical organization in the sense that pedagogical practices can flow successfully within the schools. The use of ludic in the routine of Infant Education needs to be put as a strategy to provide the integral development of children, in view of the universe of children, permeated by the ludic culture. Thus, understanding the importance of a school routine consistent with the specifics of the child, the objective of this research is to analyze how the playfulness has been contemplated by the teachers in the routine of Infant Education, considering the dimensions of the integral development of the child. The research sought to analyze the teachers' view of the routine in Early Childhood Education; Understand the position of the teachers on the dimensions of playfulness; To identify the conditions for carrying out the routine of playfulness in school. This is a field research of a qualitative nature. The work of Barbosa (2006), Kishimoto (2010), in parallel with the Curriculum Framework for Early Childhood Education - RCNEI (1998), in order to establish a connection between these and what has been accomplished in the School that serves pre-school children. Even with so many advantages, the games and games offered in Early Childhood Education are seen by many teachers as a mere pastime, and unfortunately, in general, they are still not properly used as pedagogical resources in the routine of Early Childhood Education.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2018-03-19T15:41:33Z No. of bitstreams: 1 KSAC11042017.pdf: 565635 bytes, checksum: 092709f2b564042bf3892ccc8cdba738 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-03-19T15:41:33Z (GMT). No. of bitstreams: 1 KSAC11042017.pdf: 565635 bytes, checksum: 092709f2b564042bf3892ccc8cdba738 (MD5) Previous issue date: 2016-11-23en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectSala de aula - rotinapt_BR
dc.subjectLúdico - jogos e brincadeiraspt_BR
dc.titleA ludicidade como estratégia na rotina da educação infantilpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Soares, Maria do Carmo de Moura Silva-
dc.description.resumoA rotina em sala de aula consiste em uma organização pedagógica no sentido de que as práticas pedagógicas possam fluir com êxito no âmbito das escolas. A utilização do lúdico na rotina da Educação Infantil precisa ser posta como estratégia para proporcionar o desenvolvimento integral das crianças, tendo em vista o universo infantil, permeado pela cultura lúdica. Assim, compreendendo a importância de uma rotina escolar coerente com as especificidades da criança, o objetivo desta pesquisa é analisar como a ludicidade tem sido contemplada pelos professores na rotina da Educação Infantil, considerando as dimensões do desenvolvimento integral da criança. A pesquisa buscou analisar a visão dos professores sobre a rotina na Educação Infantil; compreender o posicionamento das professoras sobre as dimensões da ludicidade; identificar as condições de realização da rotina da ludicidade na escola. Trata-se de uma pesquisa de campo de natureza qualitativa. As obras de Barbosa (2006), Kishimoto (2010), em paralelo com o Referencial Curricular para Educação Infantil - RCNEI (1998), no sentido de estabelecer conexão entre estes e o que se tem realizado na prática dos professores da Educação infantil de uma instituição escolar que atende crianças da pré-escola. Mesmo diante de tantas vantagens, os jogos e as brincadeiras oferecidas na Educação Infantil, são vistos por muitos professores como um mero passatempo e, infelizmente, de modo geral, ainda não são adequadamente utilizados como recursos pedagógicos na rotina da Educação Infantil.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia à distância

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