Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3810
Tipo: | TCC |
Título: | O ensino de leitura: perspectivas do letramento nos anos iniciais do ensino fundamental |
Autor(es): | Leite, Francisca de Freitas |
Primeiro Orientador: | Meira, Iranete de Araújo |
Resumo: | Esse trabalho centra-se em um levantamento teórico realizado em livros, artigos e internet e uma pesquisa de campo realizada em uma escola pública no município de Aguiar-PB sobre a construção do hábito da leitura e a importância que a mesma exerce na formação social dos alunos e enfatiza as dificuldades oriundas do déficit da leitura e suas implicações na aprendizagem. Tem como objetivo analisar os fatores que motivam o processo de construção da aprendizagem dos alunos/as em relação à leitura e a escrita na sala de aula. E a partir disso questiona-se: O que leva o desinteresse dos alunos em relação à leitura no espaço da escola? O estudo em questão trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo, tendo como procedimento a pesquisa bibliográfica e o estudo de caso. Assim através da pesquisa constatou-se que os alunos demonstraram interesse pelas atividades de leituras propostas no âmbito da sala de aula tendo o hábito de ler alguns gêneros textuais, porém contraditoriamente percebe-se que 40% dos educandos pesquisados têm dificuldades em ler fluentemente. Também se constatou que os professores têm dificuldades em desenvolver a leitura na sala de aula, pois faltam materiais e livros adequados que estimulem os alunos e desperte a curiosidade pelo o hábito de ler. Para melhor esclarecer o tema em estudo, faz-se uma explanação teórica enfatizando a importância da leitura no processo de aprendizagem e consequentemente sua contribuição para o desenvolvimento dos educandos. Em seguida, discorre sobre as perspectivas do letramento na escola apontando a sua relevância na aquisição e aprendizagem da leitura como prática social. Também enfatiza as atividades de leituras desenvolvidas no espaço escolar e uma reflexão sobre as diferentes estratégias a serem trabalhadas para o incentivo e a prática do hábito de ler. Por fim, enfatiza-se a necessidade de que a escola seja um ambiente propício à formação de leitores estimulando a leitura de forma livre, espontânea e lúdica. |
Abstract: | This work focuses on a theoretical survey carried out on books, articles and the internet and a field research carried out in a public school in the municipality of Aguiar-PB on the construction of the habit of reading and the importance that it exerts in the social formation of students and emphasizes the difficulties stemming from reading deficit and its implications on learning. It aims to analyze the factors that motivate the process of building students' learning in relation to reading and writing in the classroom. And from this we ask ourselves: What leads to students' lack of interest in reading in the school space? The study in question is a qualitative research, having as a procedure the bibliographic research and the case study. Thus, through the research, it was found that the students showed an interest in reading activities proposed in the classroom, having a habit of reading some textual genres, however contradictorily it is noticed that 40% of the students studied have difficulties in reading fluently. It has also been found that teachers have difficulties in developing reading in the classroom, as they lack adequate materials and books that stimulate students and arouse curiosity by the habit of reading. In order to better clarify the theme under study, a theoretical explanation is made emphasizing the importance of reading in the learning process and consequently its contribution to the development of learners. Then, it discusses the perspectives of literacy in school pointing out its relevance in the acquisition and learning of reading as social practice. It also emphasizes the activities of readings developed in the school space and a reflection on the different strategies to be worked on for the encouragement and practice of the habit of reading. Finally, it is emphasized the need for the school to be an environment conducive to the formation of readers stimulating reading in a free, spontaneous and playful way. |
Palavras-chave: | Leitura Formação de leitores Letramento Ensino - aprendizagem |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Educação |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3810 |
Data do documento: | 13-Dez-2017 |
Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia à distância |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
FFL23012018.pdf | 880,27 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.