Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3819
Tipo: | TCC |
Título: | A leitura em sala de aula: a experiência de uma escola municipal de São José da Lagoa Tapada/PB |
Autor(es): | Almeida, Maria do Desterro Pereira de |
Primeiro Orientador: | Pereira, Priscilla Leandro |
Resumo: | O presente trabalho monográfico tem como título “A leitura em sala de aula: A experiência de uma escola municipal de São José da Lagoa Tapada/PB”. Sua importância é contribuir na reflexão sobre a importância do ato de ler, pois o problema em foco é a leitura na sala de aula. Para tanto, teve como objetivo geral analisar as causas da falta de interesse pela leitura dos alunos dos anos iniciais, a fim de entender melhor porque os mesmos apresentam desinteresse na leitura. Como base teórica para as discussões das principais questões de pesquisa, utilizamos os seguintes autores: Saviani(1986), Freire (1985), Solé (1998). Nesse sentido, a pesquisa utilizada foi à pesquisa de campo, de caráter qualitativo, lançamos mão do questionário com professores da Escola Municipal de Ensino Fundamental Iraci Pereira de Sousa, do município de São José da Lagoa Tapada/PB, a fim de nos aproximarmos dessa realidade escolar, no que se refere ao tema leitura em sala de aula. Concluímos com a referida pesquisa que o corpo docente ora questionado mostrou-se interessado em incentivar o hábito de leitura nos alunos, buscando todos os meios possíveis para que eles pudessem ler e compreender. Todavia, ainda assim percebemos o desinteresse dos alunos, porém, não podemos negar que existem diversos fatores que levam a isso, tais como: o ambiente onde a criança está inserida, muitas não têm o devido acesso a meios pelos quais podem interagir com a leitura em casa, muitas crianças não têm apoio dos pais, infelizmente, muitas delas só têm a escola como espaço para desenvolver a leitura. |
Abstract: | The present monographic work is entitled "Reading in the classroom: The experience of a municipal school in São José da Lagoa Tapada / PB". Its importance is to contribute in the reflection on the importance of the act of reading, because the problem in focus is the reading in the classroom. Therefore, it had as general objective to analyze the causes of the lack of interest in the reading of the students of the initial years, in order to better understand why they are not interested in reading. As a theoretical basis for the discussions of the main research questions, we use the following authors: Saviani (1986), Freire (1985), Solé (1998). In this sense, the research used was the field research, of qualitative character, we used the questionnaire with teachers from the Iraci Pereira de Sousa Municipal School of Primary Education, in the city of São José da Lagoa Tapada / PB, in order to approach this school reality, regarding the theme of reading in the classroom. We conclude with this research that the faculty now questioned showed an interest in encouraging the habit of reading in the students, seeking all possible means so that they could read and understand. However, we still perceive the students' lack of interest, but we can not deny that there are several factors that lead to this, such as: the environment where the child is inserted, many do not have access to the means by which they can interact with reading at home, many children do not have parental support, unfortunately, many of them only have the school as a space to develop reading. |
Palavras-chave: | Leitura Sala de aula Escola pública |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Educação |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3819 |
Data do documento: | 11-Mar-2017 |
Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia à distância |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MDPA20032018.pdf | 313,59 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.