Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3839| Tipo: | TCC |
| Título: | O lúdico no processo de aprendizagem da criança em uma creche do município de Olho d’água-PB |
| Autor(es): | Leite, Thaiana Eneas |
| Primeiro Orientador: | Santana, Wilder Kleber Fernandes de |
| Resumo: | O presente trabalho de conclusão de curso trata do lúdico no processo de aprendi- zagem da criança na educação infantil, na qual apresenta resultados de uma pes- quisa qualitativa, que teve como objetivo identificar as estratégias utilizadas pelas professoras para trabalhar o lúdico para promoção da aprendizagem das crianças. A metodologia da pesquisa foi desenvolvida através da coleta de dados de um questi- onário com cinco questões abertas, onde participaram quatro professoras que traba- lham na creche Neci Minervino de Carvalho. Importante destacar que a devida pes- quisa buscou subsídios teóricos nas propostas de autores como Piaget (1978), Vygotsky (1984), Teixeira (1995), Santos (2007), entre outros. Os referentes teóricos são de grande importância, pois as suas contribuições são profundas o que nos fa- zem compreender de maneira sucinta sobre a temática da ludicidade. A partir da análise do questionário temos como resultados que as professoras fazem uso do lúdico em sala de aula, reconhecem a importância dessas atividades no ensino- aprendizagem das crianças, no entanto pudemos concluir que o lúdico precisa-se ser discutido pelas professoras, pois percebe-se que algumas professoras têm limi- tações quanto ao uso do lúdico e como usar essas atividades no seio escolar. Res- salta-se que é preciso além do que é aprendido sobre o lúdico na formação acadê- mica, que necessita de uma prática no ensino para que o professor possa identificar as contribuições que o lúdico traz para as crianças na educação infantil e como tra- balhar essas atividades para que consiga alcançar as aprendizagens que o lúdico proporciona. |
| Abstract: | The present work of course conclusion deals with the playful in the process of chil- dren's learning in children's education, in which presents the results of a qualitative research, whose objective was to identify the strategies used by the teachers to work the playful to promote children's learning. The research methodology was developed through the collection of data from a questionnaire with five open questions, where four teachers working in the Neci Minervino de Carvalho nursery participated. It is important to emphasize that due research has sought theoretical support in the pro- posals of authors such as Piaget (1978), Vygotsky (1984), Teixeira (1995), Santos (2007), among others. The theoretical references are of great importance, because their contributions are deep which makes us understand in a succinct way about the theme of playfulness. From the analysis of the questionnaire we have the results that the teachers make use of the playful in the classroom, they recognize the importance of these activities in the teaching-learning of the children, however we could conclude that the ludic needs to be discussed by the teachers, it is said that some teachers have limitations on the use of play and how to use these activities within the school. It is important to emphasize that what is needed in addition to what is learned about the ludic in academic training, which requires a practice in teaching, so that the teacher can identify the contributions that playfulness brings to the children in early childhood education and how to work these activities so that to achieve the learning that the ludic provides. |
| Palavras-chave: | Lúdico - jogos e brincadeiras Educação infantil Ensino - aprendizagem |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
| Sigla da Instituição: | UFPB |
| Departamento: | Educação |
| Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
| URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3839 |
| Data do documento: | 7-Dez-2017 |
| Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia à distância |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| TEL15012018.pdf.pdf | 680,37 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
