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https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3843| Tipo: | TCC |
| Título: | A educação como direito fundamental inserida em ambiente hospitalar |
| Autor(es): | Araújo, Tatiane Lins |
| Primeiro Orientador: | Lima, Maria Luciene Ferreira |
| Resumo: | O direito à educação encontra-se garantido pela Constituição Federal Brasileira de 1988, entendemos que a educação se dá em todos e qualquer lugar, inclusive em ambiente hospitalar, sendo assim, um estudante que esteja sob tratamento de saúde, na impossibilidade de frequência à escola certamente este necessitará de um acompanhamento educacional de modo a cumprir com os direitos à educação e à saúde. A pedagogia hospitalar busca, assim, proporcionar às crianças e jovens hospitalizados, melhor qualidade de vida, preservando sua integridade física e emocional; reduzindo o tempo de internação das crianças hospitalizadas de forma a resgatar sua autoestima, amenizando o sofrimento causado pela internação. O presente trabalho tem por objetivo geral discutir e ampliar o debate sobre os desafios e as possibilidades de atuação do pedagogo, no que se refere ao atendimento educacional de crianças e jovens hospitalizadas, e como objetivo especifico descrever o perfil do profissional da área; discutir a pedagogia hospitalar como um direito á educação, descrever a contribuição da pedagogia no contexto hospitalar. A pesquisa bibliográfica e tem caráter exploratória por ser um estudo que busca ampliar conhecimentos a partir de uma revisão da literatura em pesquisas já publicadas, após esse levantamento selecionamos as obras de Matos e Mugiatti (2006) e Loss (2014) na tentativa de buscar apresentar e discutir as ideias dos autores que pesquisam essa temática a partir de um estudo comparativo de suas concepções e experiências vivenciadas por eles. As análises dos dados coletados foram fundamentais para concluir a pesquisa, pois a Pedagogia Hospitalar é um novo caminho inserido na educação, com bom desempenho, superando conquistas e seus ideais, num contexto de educação não escolar, nos propõem desafios, possibilita a construção de novos conhecimentos e atitudes, vem com o intuito de oferecer uma continuação do conteúdo escolar, no ambiente hospitalar e oferecer suporte adequado de aprendizagem, mesmo ausente da escola, representa hoje um desafio ao pedagogo para lecionar aos pacientes internados em hospitais. |
| Abstract: | The Federal Brazilian Constitution of 1988 grants the right to education. We know that education can be taught in all places, also in the hospital environment, as matter of fact, a student that has being in health treatment, in the impossibility if going to school certainly will need to have a follow up on his education as to guarantee the right of health and education. The hospital pedagogy aims to provide the children and young adults hospitalized with a better life quality, preserving their physical and emotional integrity; reducing the time of hospitalization as to rescue their self-esteem and to soften the traumas suffered by these children in consequence of hospitalization. This work aims to discuss and amplify the debate about the challenges and the possibilities of performance of the pedagogue, referring to educational approach to children and young adults in hospitalization. This work also aims to describe the professional profile of the area; discuss hospital pedagogy as a right for education. This research has an exploratory characteristic for being a study that aims to amplify the knowledge from a review of literature in researches already published. After this survey we selected the works from de Matos and Mugiatti (2006) and Loss (2014) trying to present and discuss the ideas of the authors that do research in this theme from a comparative study of its conceptions and experiences lived by them. The analysis of the data collected were fundamental to conclude the research. Because the Hospital Pedagogy is a new way inserted in education, with a good development, overcoming achievements and its ideals, in an educational context of school in the hospital environment and offer support suitable with learning, even away from school, represent today ‘s challenge to pedagogue to teach the patients hospitalized. |
| Palavras-chave: | Educação Pedagogia hospitalar Prática pedagógica |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
| Sigla da Instituição: | UFPB |
| Departamento: | Educação |
| Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
| URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3843 |
| Data do documento: | 12-Dez-2017 |
| Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia à distância |
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