Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3844
Tipo: | TCC |
Título: | A leitura dos adultos na EJA |
Autor(es): | Silva, Adriana Nascimento da |
Primeiro Orientador: | Silva, José Ramos Barbosa da |
Resumo: | Este trabalho discute o que é leitura, a partir de estudos teóricos sobre o tema, complementados pelas informações colhidas de adultos, com idade acima de 20 anos, matriculados na Educação de Jovens e Adultos, numa escola municipal do Bairro Mário Andreazza, em Bayeux. Nosso objetivo foi explicitar acerca das questões pertinentes à leitura dos adultos, buscando explanar acerca da vivência escolar entre professor e alunos e as contribuições que essa união pode trazer em beneficio da escola e para o conhecimento do educando, atentando para a importância da instrumentalização do conhecimento para a obtenção de uma qualidade de ensino. Salientando também a importância do desenvolvimento da leitura para o adulto que necessita da mesma tanto para se identificar como cidadão quanto para a necessidade no trabalho. Assim também explanando a cerca dos diferentes tipos de leitura que pode ser identificado no dia a dia através dos diferentes códigos. Nossa investigação trilhou o caminho qualitativo, seguindo os passos apontados por Minayo (1998) e por Bogdan e Biklem (1994), que implica a soma de conhecimentos teóricos sobre a questão, complementados pelas observações de campo e por entrevistas de explicitação. Buscamos entender o real significado da leitura para pessoas adultas pouco escolarizadas. Através deste trabalho foi possível chegar à conclusão de quão importante e valorizar a leitura das letras, sem deixar de incentivar os adultos a valorizar os diferentes tipos de leitura que o mesmo já tem conhecimento, como por exemplo, a leitura de mundo, das imagens, entre outras. |
Abstract: | This paper discusses what is read from theoretical studies on the topic, supplemented by information collected from adults aged over 20 years enrolled in the Education of Youth and Adults, a municipal school district's Mario Andreazza in Bayeux. Our goal was explicit about the issues relevant to the reading of adults seeking explain about the school experience between teacher and students and the contributions that this union can bring to the benefit of the school and to the knowledge of the student, noting the importance of the instrumentalization of knowledge to obtain a quality of education. Stressing the importance of reading development for the adult who needs the same for both identify themselves as citizens as to the need in the workplace. Likewise explaining about the different types of reading can be identified on a daily basis using different codes. Our qualitative research has paved the way by following the steps mentioned by MINAYO (1998) and Bogdan and Biklem (1994), which implies the sum of theoretical knowledge about the issue, supplemented by field observations and interviews of explicitness. We try to understand the real significance of reading for adults little schooling. Through this work it was possible to conclude how important and enhance the reading of the letters, while encouraging adults to appreciate the different types of reading that it already knows, such as reading world of images, among others. |
Palavras-chave: | Educação de jovens e adultos Leitura Ensino - aprendizagem |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Educação |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3844 |
Data do documento: | 12-Set-2013 |
Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ANS14102013.pdf | 439,46 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.