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https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3846
Tipo: | TCC |
Título: | A programação com SCRATCH na produção de recursos nas disciplinas de arte e cultura e língua Tupi |
Autor(es): | Rabêlo, Hévellyn de Morais |
Primeiro Orientador: | Araújo, Ana Liz Souto Oliveira de |
Resumo: | Integrar o ensino de computação ao currículo do ensino básico é um desafio atual da área de informática na educação. Nessa vertente, este trabalho é uma iniciativa que apresenta o planejamento, a execução e a avaliação de um curso que procurou integrar o pensamento computacional por meio da programação nas disciplinas de Arte e Cultura e Língua Tupi em escolas de Rio Tinto/PB. Então, foi proposto às escolas indígenas um curso visando estimular essas disciplinas, por meio da produção de recursos desenvolvidos na linguagem de programação Scratch, abordando conteúdos da cultura indígena. Tal curso tem como objetivo desenvolver o pensamento computacional nos alunos, por meio do ensino de conceitos de programação transmitidos em uma linguagem lúdica e interativa. O curso foi ministrado com carga horária total de 16h e foi norteado pela teoria de aprendizagem construtivista. Ao final, as produções dos alunos foram avaliadas segundo um modelo para mensurar a aplicação do pensamento computacional, bem como sua percepção a respeito dos assuntos de computação. Como resultado, percebeu-se que os alunos conseguiram atingir em sua maioria os melhores níveis de desenvolvimento do modelo de avaliação utilizado, conseguindo assim atingir com bons resultados o objetivo. |
Abstract: | It is a current challenge integrate computer into the educational curriculum. This work is an initiative that presents the planning, execution and evaluation of a course that integrate computational thinking by programming in discipline of Art and Culture and Tupi Language in Rio Tinto/PB. Then, it was proposed a course to indigenous schools to stimulate these disciplines, through the production of resources developed in the Scratch programming language, covering contents of indigenous culture. This course aims to develop computational thinking in students, through teaching programming concepts transmitted in a fun and interactive language. The course was taught with 16 hours and was guided by the constructivist learning theory. In the end, the resources developed were evaluated by a model to measure the application of computational thinking as well as their perception of computing issues. As a result, it was noticed that students mostly have achieved the best levels of development according the assessment model, thereby achieving good results. |
Palavras-chave: | Linguagem de programação (Computadores) Pensamento computacional Escolas indígenas Programming languages (Computers) Computational thinking Indigenous schools |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Ciências Exatas |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3846 |
Data do documento: | 9-Mar-2015 |
Aparece nas coleções: | TCC - Ciência da Computação - CCAE |
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