Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3848
Tipo: TCC
Título: Analogia como apoio ao ensino de programação: uma animação do comando While
Autor(es): Barbosa Neto, David
Primeiro Orientador: Dantas, Vanessa
Resumo: O ensino-aprendizagem da disciplina inicial de programação estruturada apresenta frequentes dificuldades de assimilação e abstração por parte dos alunos. Acredita-se que os problemas enfrentados influenciam nos índices de evasão e reprovação corriqueiramente vistos nas instituições de ensino superior do país. Para melhorar o atual cenário uma abordagem alternativa seria relacionar os conceitos do conteúdo de programação usando analogias de situações cotidianas que facilitem o entendimento das abstrações da disciplina e apresentar esses assuntos de forma dinâmica e interativa. O propósito principal deste trabalho é realizar a construção de uma animação que apoie o entendimento e assimilação de conceitos usados para criar algoritmos e posteriormente, códigos. Para isso, a animação busca contribuir com uma forma mais familiar de apresentar o conteúdo inicial de programação, entendimento difícil para os alunos iniciantes. Pretende-se usar uma analogia a fim de agir como motivador e facilitador para os alunos, usando o recurso de animação como recurso tecnológico mais atraente para o público-alvo.
Abstract: The teaching and learning of the initial discipline of structured programming features frequent difficulties of assimilation and abstraction by the students. It is believed that the problems faced influence the dropout rates and failure routinely seen in higher education institutions. One possible alternative would be to relate the concepts of programming content using analogies of everyday situations that facilitate the understanding of the abstractions of discipline and present these issues in a dynamic and interactive way. The main purpose of this work is the construction of an animation to support the understanding and assimilation of concepts used to create algorithms and later codes. For this, the animation seeks to contribute to a more familiar way of presenting the initial content programming, difficult to understand for beginners. The aim is to use an analogy in order to act as a motivator and facilitator for students using the animation feature as more attractive technological option to the target audience.
Palavras-chave: Linguagem de programação (Computadores)
Ensino superior
Estudantes universitários
Programming languages ​​(Computers)
Higher education
University students
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Ciências Exatas
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3848
Data do documento: 25-Mar-2015
Aparece nas coleções:TCC - Ciência da Computação - CCAE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DBN14042015.pdf2,91 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons