Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3970
metadata.dc.type: TCC
Title: Geodiversidade do município de Cuité de Mamanguape e possíveis usos educacionais
metadata.dc.creator: Conceição, Verônica Maria da
metadata.dc.contributor.advisor1: Meneses, Leonardo Figueiredo de
metadata.dc.description.resumo: A utilização de métodos multidisciplinares inovadoresauxiliam no processo de ensinoaprendizagem diante da realidade educacional brasileira de desvalorizaçãode infraestruturas e recursos didáticos. Assim o presente trabalho, desenvolvido no município de Cuité de Mamanguape – PB, demonstra que a utilização de sítios de geodiversidade para fins educacionais constitui uma ferramenta capaz de fundamentar e incentivar trabalhos em disciplinas nos diferentes níveis educacionais. Para alcançar o objetivo proposto foi realizada uma revisão bibliográfica sintética sobre o município e trabalhos de campo para identificar e georreferenciaros sítios estudados. Para a produção dos mapas temáticos foi utilizado o Sistema de Informações Geográficas (SIG) QGIS, realizando-se o processamento de uma imagem de radar SRTM, cartas topográficas e mapas geológicos.Os resultados mostram que o município apresenta um relevo distribuído em três grandes unidades morfoestruturais: Depressão Sublitorânea,Tabuleiros Costeiros e Planície Fluvial. Apresenta declividades entre 0 a 50%, e a amplitude altimétrica é de cerca de 130m. Foram descritos quatro sítios de geodiversidade por apresentarem características interessantes para a realização de atividade didática, que são eles: Pedra da Cobra, Lajedo do Jacu, afloramento da Formação Barreiras e Barragem de Cuité de Mamanguape. Todos os quatro sítios de geodiversidade apresentam particularidades e singularidades em função de suas características que podem ser utilizadas para o aprendizado nas escolas. Com isto, conclui-se que o trabalho, apresentando um conjunto de mapas temáticos de detalhe para a área do município de Cuité de Mamanguape e a caracterização dos sítios de geodiversidade,poderá contribuir em ações de planejamento, gestão territorial e o seu valor científico e didático podem ser explorados de uma forma consciente pelos alunos do município.
Abstract: The using of innovating multidisciplinary methods aid in the process of teaching and learning before the Brazilian educational condition of depreciated infrastructure and didatical resources. Thus the following work, developed in the county of Cuité de Mamanguape, Paraíba, goes to show that the application of sites of geodiversity with educational purposes constitutes a tool towards substantiating and encouraging works in subjects that belong to all different educational levels. In order to achieve the aforementioned goal, a synthetic bibliographic revision took place on the county, as well as fieldworks to identify and georeference the sites that were studied. For the producing of thematic maps, the System of Geographic Information (SGI) QGIS was used, leading to the processing of a radar image SRTM, topographic and geological maps. The results show that the county displays a relief spread in three great morphostructural unities: Subcoastal Depression, Coastal Tablelands and Fluvial Plain. It shows declivities between 0 to 50%, and the altimetric extent is of about 130 meters. Four sites of geodiversity have been described for presenting characteristics that are interesting with regards to the execution of a didatical activity, which are: Pedra da Cobra, Lajedo do Jacu, outcrop of FormaçãoBarreiras and Barragem de Cuité de Mamanguape. All the four sites of geodiversity present particularities and singularities thanks to their characteristics that can be used in the learning process at schools. With this, the work is concluded, presenting a set of detailed thematic maps for the area of the county of Cuité de Mamanguape and the characterization of sites of geodiversity, which can contribute to the actions in planning, territory management and its scientific and didatic value can be explored in a conscious way by the students of the county.
Keywords: Geomorfologia
Sítios de Geodiversidade
Educação
Geomorphology
Geodiversity sites
Education
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::ECOLOGIA
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Engenharia e Meio Ambiente
metadata.dc.rights: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3970
Issue Date: 30-May-2016
Appears in Collections:TCC - Ecologia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
VMC08062016.pdf4,15 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons