Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3979
metadata.dc.type: TCC
Title: Gestão de franquias: o processo de estruturação da Rede Pinto no Balde
metadata.dc.creator: Lemos, Antonio Neto Cordeiro
metadata.dc.contributor.advisor1: Lucena, Rosivaldo de Lima
metadata.dc.contributor.referee1: Felinto, Arturo Rodrigues
metadata.dc.description.resumo: São muitos os empreendedores que sonham com o desenvolvimento do seu negócio, com ótimos índices de desempenho e atendendo de forma eficaz o seu público, que tem apresentado um nível de exigência cada vez maior devido a rápida disseminação da informação por meio da internet. É nesse panorama de mundo evoluído em que vivemos, onde ocorrem milhares de casos com empreendimentos que conseguiram a expansão desejada através de estratégias e modelos adotados. O franchising aparece, nesse contexto, como opção bastante vantajosa para o empresário que deseja expandir o seu negócio e atingir de forma ampla o seu público, podendo chegar a lugares antes inimagináveis. Esse modelo, que surgiu nos Estados Unidos, é muito usado em todo o mundo, e no Brasil, seguindo tal tendência, tem apresentado bons índices de crescimento desde as primeiras redes que foram implantadas na década de 1940. Considerando que o assunto é de grande importância, e que merece a devida atenção no meio acadêmico, pois pouco se fala nas salas de aula, esta pesquisa teve a finalidade de compreender o processo de estruturação da rede de franquias Pinto no Balde, que fica localizada na cidade de João Pessoa – PB, e oferece um cardápio bastante variado tendo o frango, estilo americano, como especialidade. Entender tal processo nos permite observar como o trabalho de implantação ocorre e os desafios encontrados durante as etapas, gerando, assim, bons conhecimentos sobre o tema. Para isso, foi realizada uma pesquisa qualitativa utilizando o estudo de caso como método de abordagem. A coleta de dados se deu a partir de uma pesquisa bibliográfica para a elaboração da fundamentação teórica que permitiu a contextualização para compreensão do assunto, que engloba as seguintes temáticas centrais: gestão de franquias, estruturação, processo de implantação de franquias. Além disso, foram realizadas entrevistas com a dona da rede Pinto no Balde e um dos franqueados, dono de duas unidades, havendo, após isso, a confrontação e análise dos dados. Os resultados apontam, de modo geral, uma adequação com o que é sugerido por especialistas aos que desejam adotar o franchising, havendo algumas inconformidades detalhadas durante o trabalho.
Abstract: There are many entrepreneurs who dream of developing their business, with excellent performance rates and effectively serving their audience, who have been increasingly demanding due to the rapid dissemination of information through the internet. It is in this panorama of the evolved world in which we live, where thousands of cases occur with projects that have achieved the desired expansion through strategies and models adopted. Franchising appears in this context as a very advantageous option for the entrepreneur who wants to expand his business and reach his audience broadly, reaching places previously unimaginable. This model, which has emerged in the United States, is widely used throughout the world, and in Brazil, following this trend, it has shown good growth rates since the first networks that were implanted in the 1940s. Considering that the subject is of great importance, and that deserves due attention in the academic environment, since little is said in the classrooms, this research had the purpose of understanding the process of structuring the network of franchises Pinto no Balde, located in the city of João Pessoa - PB , and offers a very varied menu having the chicken, American style, as a specialty. Understanding this process allows us to observe how the implementation work takes place and the challenges encountered during the steps, thus generating good knowledge about the theme. For this, a qualitative research was carried out using the case study as a method of approach. The data collection was based on a bibliographical research for the elaboration of the theoretical foundation that allowed the contextualization to understand the subject, which encompasses the following central themes: franchising management, structuring, franchising implementation process. In addition, interviews were conducted with the owner of the Pinto network in the Bucket and one of the franchisees, owner of two units, and after that, the confrontation and analysis of the data. The results indicate, in general, an adequacy with what is suggested by experts to those who wish to adopt the franchise, and there are some detailed nonconformities during the work.
Keywords: Empreendedorismo
Gestão de franquias
Franchising
Empresa Pinto no Balde
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESAS::MERCADOLOGIA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Administração
metadata.dc.rights: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3979
Issue Date: 9-Jun-2017
Appears in Collections:CCSA - TCC - Administração

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ANCL17042018.pdf634.94 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons