Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3981
metadata.dc.type: TCC
Title: Ciclo de vida e mudança organizacional: uma análise de filiais de rede de lojas do varejo paraíbano
metadata.dc.creator: Vale, Ana Carla Gomes do
metadata.dc.contributor.advisor1: Pinheiro, Nadja Valéria
metadata.dc.contributor.referee1: Sanches, Luciana Bruschi
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho teve como objetivo avaliar como ocorre o processo de mudança organizacional por meio da identificação dos estágios do ciclo de vida das organizações em rede de lojas do varejo de móveis e eletrodoméstico paraibano a partir da visão da unidade gestora. Para isso, foi proposto um modelo de ciclo de vida organizacional com base nos modelos de Kaplan e Norton (1997), Adizes (1998), Greiner (1972) e Machado-da-Silva, Vieira e Dellagnelo (1998) e com características que avaliam as variáveis estratégia, aspectos financeiros, processos, liderança, sistemas de controle e centralização, e contexto ambiental – clientes e mercado. A pesquisa foi fundamentada em uma abordagem bibliográfica, para a definição do modelo, quantitativa por meio de levantamento (survey) com questionários fechados aplicados junto à unidade gestora para avaliar 10 lojas filiadas, e qualitativa por meio de uma entrevista semiestruturada também aplicada com a unidade gestora. O Método do Ranking Médio (RM) foi utilizado para a pesquisa quantitativa, identificando o ciclo de vida das 10 filiais da rede e verificando a existência de um alinhamento entre os estágios encontrados. Com a pesquisa qualitativa, a análise da entrevista por meio da codificação de dados permitiu verificar como as estratégias são definidas para cada loja e como ocorre o processo planejado de mudança organizacional na rede.
Abstract: The purpose of this work was to evaluate how the organizational change process occurs in a chain of stores of the paraibano retail Market of forniture and home appliance through the identification of the organizational life cycle stages from the management unit’s pointview. For this, an organizational life cycle model was proposed based on the models of Kaplan e Norton (1997), Adizes (1998), Greiner (1972) e Machado-da-Silva, Vieira e Dellagnelo (1998), and wich characteristics analyzes the variables of strategy, financial aspects, processes, leadership, systems of control and centralization, and environmental context - clients and market. The research’s approach was bibliographical, for the definition of the model, quantitative with a survey method by the applience of closed questionnaires to the management unit to analyze 10 subsidiaries, and qualitative through a semi-structured interview also applied with the management unit. The Average Ranking Method (RM) was used for the quantitative research, identifying the life cycle of the ten branch stores and verifying the existence of an alignment between the found stages. With the qualitative research, the analysis of the interview through the codification of data allowed to verify how the strategies are defined for each store and how the planned process of organizational change occurs in the chain of stores.
Keywords: Mudança organizacional
Mercado de varejo
Gestão estratégica
Ciclo de vida organizacional (CVO)
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESAS
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Administração
metadata.dc.rights: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3981
Issue Date: 30-May-2017
Appears in Collections:CCSA - TCC - Administração

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ACGV17042018.pdf1,25 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons