Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/4000
metadata.dc.type: TCC
Title: Ética empresarial: um estudo em uma unidade bancária em João Pessoa-PB
metadata.dc.creator: Oliveira, Everton Pascoal Ananias de
metadata.dc.contributor.advisor1: Lima, César Emanoel Barbosa de
metadata.dc.contributor.referee1: Andrade, Geraldo Magela de
metadata.dc.description.resumo: Visto o cenário atual de escândalos de corrupção, de crise financeira e de revisão da ética que está ocorrendo no Brasil, vem sendo discutido qual seria a saída para o país, e até que ponto o jeitinho brasileiro está incrustado na cultura, visto a necessidade de revisão da cultura de ganhar a qualquer custo que possuímos, o presente trabalho teve como objetivo descrever como é dada a prática da ética nas relações de consumo de produtos e serviços em uma agência bancária de João Pessoa-PB, como a empresa age em relação à ética (moral) de seus funcionários, os fatores que influenciam as ações éticas e como ela é percebida pelos colaboradores. Como abordagem, lançou-se mão do método qualitativo, uma vez que reponde a liberdade de interpretação necessária ao estudo. Para tanto foi aplicada a pesquisa através de questionários estruturados com os colaboradores da área de comercialização de Produtos e Serviços da agência onde foi possível ver os dilemas éticos do dia a dia e os efeitos nas práticas de negócios. Após análise e interpretação dos dados na unidade bancária pesquisa, foi possível perceber que a empresa não possui um método participativo para a elaboração das metas, e que estas geram grandes influências no modo como o colaborador age para alcança-las. Foi possível, a parir dos dados coletados, perceber que a empresa possui mecanismos para tentar evitar as práticas antiéticas por parte dos seus colaboradores; porém indiretamente ela acaba pondo-os em situação de conflito quando lhes atribui metas engessadas e por diversas vezes superestimadas e ao mesmo tempo os lembra que ele pode adotar diferentes modos para alcança-las, mas que em nenhum deles ele pode infringir as leis que normatizam a relação com o consumidor.
Abstract: Given the current scenario of corruption scandals, financial crisis and ethics review that is taking place in Brazil, what has been going on for the country has been discussed, and to what extent the Brazilian way is embedded in culture, given the need to Review of the culture of winning at any cost we have, the present work had as objective to describe how the practice of ethics in the relations of consumption of products and services in a branch of João Pessoa-PB is given, how the company acts in relation to Ethics of its employees, the factors that influence ethical actions and how it is perceived by employees. As an approach, the qualitative method was used, since it replaces the freedom of interpretation necessary for the study. For this purpose, the research was applied through structured questionnaires with the employees of the Agency's Product and Service commercialization area where it was possible to see the day-to-day ethical dilemmas and the effects on business practices. After analyzing and interpreting the data in the research-banking unit, it was possible to perceive that the company does not have a participatory method for the elaboration of the goals, and that these generate great influences in the way the collaborator acts to reach them. It was possible, from the data collected, to perceive that the company has mechanisms to try to avoid unethical practices by its employees; But indirectly it ends up putting them in a situation of conflict when it assigns them goals that are plastered and repeatedly overestimated and at the same time reminds them that it can adopt different ways to achieve them, but that in none of them can it violate the laws that regulate the relationship.
Keywords: Ética profissional
Ética empresarial
Setor bancário em João Pessoa - PB
Produtos bancários
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESAS::MERCADOLOGIA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Administração
metadata.dc.rights: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/4000
Issue Date: 31-May-2017
Appears in Collections:CCSA - TCC - Administração

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
EPAO23042018.pdf717,1 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons