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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/4003
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorPontes, Elizabete Guimarães-
dc.creatorPessoa, Raquel Maynart Lucena-
dc.date.accessioned2018-04-30T10:53:36Z-
dc.date.available2014-07-25-
dc.date.available2018-04-30T10:53:36Z-
dc.date.issued2014-03-27-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/4003-
dc.description.abstractThe main goal of this study was to understand the process that assess children development on education and to verify how educators understand such assessment in that level of education. To reach such goals, qualitative methods were used to discuss the importance of assessing children education in accordance with the literature as well as other legal documents that conduct the educational system at that level of education. Such materials supported the research carried out in the field, characterizing it as a case study on a qualitative perspective. Three educators from a Centro de Referencia em Educacao Infantil (CREI), Joao Pessoa, PB – Brazil participated as subjects of this study. A questionnaire with open-ended questions as well as a daily were used to record all activity observed. The questionnaire aimed to identify the conception educators have on educational assessment, what tools they use, and the main obstacles they face while evaluating. Data were set and collected in accordance with what is supported by the literature. Results show that the subjects on this study do not understand the importance of educational assessment in the process of child development. In addition, data also reveal that subjects struggle in assessing children’s level of education. We conclude that educational assessment is an identifying and dialoguing valuable tool, which is necessary for and educational and pedagogical practice that is truly committed with children development. Children development when misguidedly used completely jeopardizes children development because it precludes articulation between children development assessment and Children Education goals.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2018-04-30T10:53:36Z No. of bitstreams: 1 EGP25072014.pdf: 1183599 bytes, checksum: e7335744604492bd834a9c97b8b9494c (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-04-30T10:53:36Z (GMT). No. of bitstreams: 1 EGP25072014.pdf: 1183599 bytes, checksum: e7335744604492bd834a9c97b8b9494c (MD5) Previous issue date: 2014-03-27en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectDesenvolvimento infantilpt_BR
dc.subjectAvaliação da aprendizagempt_BR
dc.titleA importância da avaliação do desenvolvimento da criança na educação infantilpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Amorim, Ana Luisa Nogueira de-
dc.description.resumoEsta pesquisa teve como foco principal compreender o processo de avaliação do desenvolvimento da criança na educação infantil e analisar como os professores entendem a avaliação neste nível de ensino. Para tal, foi desenvolvida uma pesquisa qualitativa que buscou discutir a importância da avaliação no âmbito da educação infantil, de acordo com teóricos e documentos legais que normatizam a educação dessa etapa de ensino. Esse referencial teórico fundamentou a pesquisa de campo que se caracterizou como um estudo de caso, numa perspectiva qualitativa. Os sujeitos envolvidos na pesquisa de campo foram três professoras de um Centro de Referência em Educação Infantil (CREI) do município de João Pessoa/PB. Os instrumentos utilizados para a produção dos dados da pesquisa foram um questionário composto por questões abertas e um diário de campo no qual registramos as observações realizadas. O questionário teve por objetivo identificar a concepção que as professoras têm de avaliação, os instrumentos utilizados por elas e as principais dificuldades encontradas no processo avaliativo. Os dados coletados foram organizados e analisados a partir do referencial teórico estudado. Os resultados da pesquisa indicaram que as professoras não compreendem a importância da avaliação no processo de desenvolvimento da criança e que as mesmas encontram dificuldades de avaliar as crianças. Concluímos que a avaliação é um instrumento precioso de diagnóstico e diálogo, indispensável para uma prática pedagógica e educacional verdadeiramente comprometida com o desenvolvimento da criança e que sua utilização equivocada ou inadequada compromete o desenvolvimento infantil, pois impede a articulação entre a avaliação do desenvolvimento das crianças e as finalidades da Educação Infantil.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

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