Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/4005
Tipo: TCC
Título: A inserção dos alunos advindos da educação de jovens e adultos no curso de Pedagogia da UFPB
Autor(es): Araújo, Ana Cláudia Silva Gomes
Farias, Rosenilda Rodrigues de
Primeiro Orientador: Ireland, Timothy
Resumo: O presente trabalho apresenta uma análise a respeito da inserção dos alunos advindos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) no Ensino Superior, especificamente no Curso de Pedagogia da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Objetivou-se neste trabalho conhecer o perfil desses alunos, buscando compreender as trajetórias históricas desses sujeitos que possuem marcas da exclusão social. Tendo em vista tais objetivos, torna-se oportuno analisar a expansão de Ensino Superior e as políticas públicas de acesso e permanência do ensino superior, propostas no Governo Luiz Inácio Lula da Silva (Lula). Analisando essas políticas torna-se possível a compreensão a respeito das contribuições que elas possibilitaram no sistema educacional e na sociedade. Assim, é pertinente a análise acerca dessas ações na UFPB, visando compreender as modificações que elas possibilitaram na vida desses indivíduos, tornando-os capazes de ultrapassar os limites da exclusão social e ingressar no ensino superior. Diante disso, torna-se necessário uma análise acerca da trajetória histórica da UFPB, ressaltando as contribuições que as políticas implantadas possibilitaram aos sujeitos para conclusão do curso, da trajetória do Curso de Pedagogia no Brasil e na UFPB, e da sua estrutura atual. Enfim, a apresentação dos resultados da pesquisa realizada com os alunos advindos da EJA, no curso de Pedagogia da UFPB, Campus I, João Pessoa.
Abstract: This paper presents an analysis regarding the inclusion of students coming of Education Youth and Adults (EJA) in higher education, specifically in the School of Education of the Federal University of Paraiba (UFPB). The objective of this work was to know the profile of those students seeking to understand the historical trajectories of these subjects that have marks of social exclusion. Considering these objectives, it is timely to examine the expansion of higher education and public policy access and retention in higher education proposed in the Government Luiz Inácio Lula da Silva (Lula). Analyzing these policies it is possible to understand the of the contributions that they made possible the educational system and in society. Thus, it is pertinent to review about these actions in UFPB, aiming to understand the changes that they made possible the lives of these individuals, making them able to push the boundaries of social exclusion and enter higher education. Therefore, it is appropriate to an analysis on the historical trajectory of UFPB, highlighting the work that implemented policies enabled the subject to completion of the course, the trajectory of the School of Education in Brazil and UFPB, and its present structure. Finally, the presentation of results of research conducted with students coming from the EJA in the course of Pedagogy UFPB, Campus I, João Pessoa.
Palavras-chave: Educação de jovens e adultos
Educação superior
Pedagogia
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/4005
Data do documento: 26-Mar-2014
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ACSGA26062014.pdf486,33 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.