Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/4005| Tipo: | TCC |
| Título: | A inserção dos alunos advindos da educação de jovens e adultos no curso de Pedagogia da UFPB |
| Autor(es): | Araújo, Ana Cláudia Silva Gomes Farias, Rosenilda Rodrigues de |
| Primeiro Orientador: | Ireland, Timothy |
| Resumo: | O presente trabalho apresenta uma análise a respeito da inserção dos alunos advindos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) no Ensino Superior, especificamente no Curso de Pedagogia da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Objetivou-se neste trabalho conhecer o perfil desses alunos, buscando compreender as trajetórias históricas desses sujeitos que possuem marcas da exclusão social. Tendo em vista tais objetivos, torna-se oportuno analisar a expansão de Ensino Superior e as políticas públicas de acesso e permanência do ensino superior, propostas no Governo Luiz Inácio Lula da Silva (Lula). Analisando essas políticas torna-se possível a compreensão a respeito das contribuições que elas possibilitaram no sistema educacional e na sociedade. Assim, é pertinente a análise acerca dessas ações na UFPB, visando compreender as modificações que elas possibilitaram na vida desses indivíduos, tornando-os capazes de ultrapassar os limites da exclusão social e ingressar no ensino superior. Diante disso, torna-se necessário uma análise acerca da trajetória histórica da UFPB, ressaltando as contribuições que as políticas implantadas possibilitaram aos sujeitos para conclusão do curso, da trajetória do Curso de Pedagogia no Brasil e na UFPB, e da sua estrutura atual. Enfim, a apresentação dos resultados da pesquisa realizada com os alunos advindos da EJA, no curso de Pedagogia da UFPB, Campus I, João Pessoa. |
| Abstract: | This paper presents an analysis regarding the inclusion of students coming of Education Youth and Adults (EJA) in higher education, specifically in the School of Education of the Federal University of Paraiba (UFPB). The objective of this work was to know the profile of those students seeking to understand the historical trajectories of these subjects that have marks of social exclusion. Considering these objectives, it is timely to examine the expansion of higher education and public policy access and retention in higher education proposed in the Government Luiz Inácio Lula da Silva (Lula). Analyzing these policies it is possible to understand the of the contributions that they made possible the educational system and in society. Thus, it is pertinent to review about these actions in UFPB, aiming to understand the changes that they made possible the lives of these individuals, making them able to push the boundaries of social exclusion and enter higher education. Therefore, it is appropriate to an analysis on the historical trajectory of UFPB, highlighting the work that implemented policies enabled the subject to completion of the course, the trajectory of the School of Education in Brazil and UFPB, and its present structure. Finally, the presentation of results of research conducted with students coming from the EJA in the course of Pedagogy UFPB, Campus I, João Pessoa. |
| Palavras-chave: | Educação de jovens e adultos Educação superior Pedagogia |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
| Sigla da Instituição: | UFPB |
| Departamento: | Educação |
| Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
| URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/4005 |
| Data do documento: | 26-Mar-2014 |
| Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| ACSGA26062014.pdf | 486,33 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
